Salvador

Moradores denunciam descaso da Sedur com obra irregular no Saboeiro: “Já se passaram três meses”

Leitor BNews
Um dos condôminos construiu um andar adicional em cima de uma estrutura que faz parte da área comum do prédio  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 30/07/2021, às 17h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores do Edifício Alfredo Matias, localizado no bairro do Saboeiro, em Salvador, continuam em busca de uma solução para os problemas causados por uma obra irregular no local. Conforme já noticiado pelo Bnews em março deste ano, um dos condôminos construiu um andar adicional em cima de uma estrutura que faz parte da área comum do prédio.

Em conversa com nossa reportagem nesta sexta-feira (30), um dos moradores do edifício, que preferiu não se identificar, disse que na época a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) esteve no local algumas vezes e notificou o proprietário da obra, inclusive com a alegação de que o alvará era falso. 

“A Sedur pediu pra ele [o proprietário] derrubar o que já havia sido construído, e disse que o rapaz usou um alvará falso, depois a própria Sedur solicitou que a demolição fosse feita pelo órgão. Já se passaram três meses, não sei se o cara [o proprietário] tem influência política lá na secretaria, mas a verdade é que não aconteceu nada. Na notificação da Sedur mostra que o alvará é irregular, que ele não tem essa finalidade,”, disse o denunciante. 

Ainda de acordo com o morador, a obra foi concluída e o prédio apresenta rachaduras no telhado. “Ou ele é um cidadão totalmente desacreditado ou tem influência, o que a gente é a demolição”, concluiu. Os moradores alegam que a construção está comprometendo a visibilidade e a ventilação dos apartamentos.

Outras denúncias

Não é a primeira vez que o mesmo morador realiza uma obra irregular no espaço. Em 2019, outra obra também foi alvo de denúncias. "Ele transformou o espaço destinado para vagas de garagem em uma lanchonete que está em pleno funcionamento. Ele não é dono da área. É uma área comum do edifício e ele jamais poderia utilizar para fins comerciais já que se trata de um prédio totalmente residencial", disse o denunciante na época, que informou existir um processo judicial que corre em segredo de Justiça. 

Conforme os residentes do edifício, desde 2019 diversas denúncias foram feitas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), sobre no entanto, até o momento nada foi feito. 

Procurada pelo BNews, a Sedur informou que enviará novamente uma equipe de fiscalização ao local para verificar a situação e adotar as medidas necessárias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp