Salvador

Praias da Barra ao Rio Vermelho ficarão inapropriadas durante obra de esgoto da Embasa

Vitor Barreto/SSP
Com a operação, informa a empresa de águas, extensão pode ser atingida por esgoto e, por isso, deve ser evitada até que seja emitido atestado de balneabilidade pelo Inema  |   Bnews - Divulgação Vitor Barreto/SSP

Publicado em 06/08/2021, às 12h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As praias situadas entre os bairros da Barra e Rio Vermelho, em Salvador, ficarão inapropriadas para banho por período indeterminado, na próxima semana.

A extensão será afetada por uma obra da Embasa de manutenção preventiva nos equipamentos eletromecânicos e hidráulicos da estação de condicionamento prévio (ECP) do Lucaia, que integra o sistema de disposição oceânica (SDO) do Rio Vermelho.

A operação será entre a noite da próxima segunda-feira (9) e a madrugada de terça (10) e deve durar cerca de nove horas, de acordo com a empresa de águas.

No período, a ECP vai parar de bombear efluente para o emissário submarino do Rio Vermelho, voltando a funcionar normalmente no início da manhã.

Com a parada, informa a Embasa, as praias entre o Rio Vermelho e a Barra podem ser atingidas por esgoto e, por isso, devem ser evitadas até que seja emitido atestado de balneabilidade pelo Inema.

“Inema, órgãos da prefeitura, salva-vidas, pescadores e as comunidades que habitam nessa faixa de praias foram previamente avisados pela Embasa sobre essa ocorrência e orientados a não frequentá-la até que resultados de análises laboratoriais atestem a sua balneabilidade”, afirma o superintendente de esgotamento sanitário, Flávio Lordello.

ECP

A estação do Lucaia cumpre a função de retirar sólidos grossos e partículas finas de cerca de 73% do esgoto coletado na capital baiana.

Do seu funcionamento, depende a destinação adequada de efluente pelo emissário submarino do Rio Vermelho, tubulação subaquática com quase três quilômetros de extensão que dispersa esgoto condicionada a uma profundidade de 27 metros , sem risco de degradação ambiental da flora e fauna marítimos.

O SDO do Rio Vermelho tem licença do Ibama para flançar efluente no oceano e recebe frequentes manutenções preventivas para evitar paras longas que cause extravasamento nas praias de Salvador, afirma a Embasa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp