Salvador

Homem é preso durante ação para coibir fraudes de documentos de carros dentro do Detran-BA

Ascom-PC / Haeckel Dias
A Operação Fake Rent visa combater fraudes envolvendo adulteração de documentos de veículos subtraídos de locadoras   |   Bnews - Divulgação Ascom-PC / Haeckel Dias

Publicado em 12/08/2021, às 09h06   Redação Bnews



Um homem acusado de estelionato foi preso nesta quinta-feira (12) no bairro de Caixa D’água, em Salvador, por policiais civis e equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), durante a Operação Fake Rent, do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA).

A ação também se estendeu para as cidades de Lauro de Freitas, Dias d’Ávila, Simões Filho, Camaçari, ambas na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e na cidade de Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia. Foram cumpridos três mandados de prisão e 21 de busca e apreensão.

As ações têm o objetivo de coibir fraudes e adulteração de documentos de veículos subtraídos de locadoras. Conforme as apurações do MPBA, o golpe teve início há cerca de cinco anos no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). O prejuízo estimado pelas investigações supera R$ 10 milhões pela subtração de 100 veículos, a maioria de luxo.

As investigações apontam também que, após subtrair os carros de locadoras, os fraudadores conseguiam transferir para “laranjas”, pessoas falecidas ou terceiros, que tiveram seus dados utilizados sem seu conhecimento, a partir da adulteração com a participação de servidores do Detran. Eles contavam com a participação de ex-servidores do órgão que inseriam dados falsos no sistema e exonerados  através dessa modalidade criminal.

Equipes dos Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), da Assessoria Executiva de Operações de Polícia Judiciária (Aexpj), e Coordenação de Operações Especiais (COE) apoiam as ações do Gaeco/MPBA. 

Estão sendo apurados crimes de associação criminosa, estelionato, falsidades documentais, inserção de dados falsos nos sistemas informáticos e corrupção ativa e passiva.

Matérias relacionadas:

Câmera flagra assalto em loja de materias de construção em Feira de Santana; veja vídeo

Suspeito de roubar bicicleta de entregador é detido pela PM na Pituba

PRF apreende 130 Kg de cloridrato de cocaína em Urandi

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp