Salvador

Prefeitura de Salvador diz que vai retomar ações de monitoramento após homem se machucar em queda de árvore

BNews
Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 15/08/2021, às 15h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador prometeu retomar ações de um núcleo da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) para monitoramento e diagnóstico arbóreo da cidade, após uma árvore cair na sexta-feira (13) e ferir um homem.

Por meio de nota, a pasta disse que se tratava de uma árvore com idade avançada e necrose. Os ventos também teriam contribuído para a queda. "Árvores com idade avançada e grande porte, numerosas em nossa cidade, costumam apresentar estrutura vulnerável ao tombamento."

A Seman também afirma que irá incrementar equipes para execução das ações que forem diagnosticadas pelo núcleo que deve ser retomado.

O caso

Um homem foi atingido por uma árvore, na sexta-feira (13), que caiu na rua Martagão Gesteira, na Graça, em Salvador. A planta também caiu sobre uma moto e destruiu um carro que estava estacionado no local, o que, segundo uma moradora, reduziu os danos causados na vítima.

Essa moradora informou ao BNews que o homem, identificado pelo prenome Léo, será levado ao Hospital Geral do Estado (HGE), na Avenida Vasco da Gama. Léo trabalha lavando carros na região. 

Confira abaixo a nota da prefeitura na íntegra:

Prepostos da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), responsáveis por ações de mantenimento em áreas verdes públicas na cidade de Salvador, prestaram atendimento imediato à ocorrência do tombamento de um vegetal (Flamboyant), na tarde desta sexta-feira (13) na via marginal da Avenida Centenário.
O vegetal de porte elevado e idade avançada apresentava necrose na estrutura interna do caule, que agregado ao embate dos ventos, culminou em seu pivotamento.
Árvores com idade avançada e grande porte, numerosas em nossa cidade, costumam apresentar estrutura vulnerável ao tombamento. Como resposta, a Seman está em estudo para deliberação, com busca de investimentos e parcerias para a retomada das ações de um núcleo que irá realizar o monitoramento e diagnóstico arbóreo da cidade, agregando a tecnologia de sistemas de monitoramento em tempo real, com o uso dos instrumentos, penetrógrafo e tomógrafo, já existentes na Seman; além do incremento de equipes para a execução das ações que forem diagnosticadas.
Reforçamos que a Seman atua de forma continuada na manutenção dos vegetais de Salvador, realizando ações de vistoria, paisagismo, podas e supressões, com regularidade nos corredores de tráfego, como a Av. Centenário, em intervalos mensais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp