Salvador

Prefeitura alega "crise no transporte" para manter suspensão do Domingo é Meia

Dinaldo Silva/ BNews
A modalidade foi suspensa desde março pelo prefeito Bruno Reis, que usou a pandemia como justificativa da decisão  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/ BNews

Publicado em 01/09/2021, às 16h33   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Ao que tudo indica, não há previsão para que os usuários dos ônibus quem compõem a frota do transporte público de Salvador voltem a pagar metade do valor da tarifa para embarcar nos coletivos aos domingos. Suspenso desde março pelo prefeito Bruno Reis, que usou a pandemia como justificativa da decisão de interromper o benefício, o Domingo é Meia não deve retornar tão cedo. Isso porque, a prefeitura fala agora em "crise no sistema de transporte no Brasil" para justificar a continuidade da suspensão. 

De acordo com a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), "benefícios que reduzem a arrecadação podem agravar ainda mais o desequilíbrio econômico do sistema, o que, em Salvador, resultaria num aumento de custos e poderia pressionar por um aumento no valor da tarifa". 

O anúncio da suspensão do benefício foi feito no dia 12 de março deste ano, em meio ao aumento de casos da Covid-19 na cidade. À época, o prefeito Bruno Reis argumentou que o objetivo de suspender o programa seria desestimular as pessoas a saírem das suas casas ou se deslocarem pela cidade aos finais de semana. 

Leia mais:

Anitta diz que deixa de ganhar dinheiro no Brasil para investir em carreira internacional
Relação grupal e ciúmes teriam motivado médico a matar ex-companheira em Feira de Santana, diz delegada
Aberta há oito meses, cratera avança e preocupa moradores no bairro da Pituba

Apesar da queda no número casos e mortes provocadas pela doença, diminuição da taxa de ocupação dos leitos de UTI e a flexibilização nos setores da economia, o benefício segue suspenso. 

No último domingo (29), o BNews publicou uma reportagem em que mostra a insatisfação de usuários de ônibus em relação à continuidade da suspensão do benefício. 

“O Domingo é Meia está fazendo muita falta porque domingo era o dia que muitas famílias tiravam para passear. Eu mesmo usava bastante. Tinha dias que eu precisava fazer entrega das comidas, e hoje, eu tenho que pegar Uber porque se for pra pagar duas passagens inteiras, eu prefiro ir de Uber que às vezes é o mesmo valor de duas passagens ou até mais barato a depender do local”, relata a cozinheira. 

“Estão fingindo que não está acontecendo nada. Ninguém está reclamando e fazendo protestos então eles estão deixando cair no esquecimento”, completa. 

Ainda segundo a Semob, "a prefeitura avalia constantemente a situação da pandemia na cidade e o benefício poderá ser retomado quando o momento se mostrar seguro e oportuno". 

O programa Domingo é Meia entrou em vigor no dia 31 de março de 2013 no primeiro mandato do ex-prefeito ACM Neto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp