Salvador

Salvador ganha Núcleo de Enfrentamento e Prevenção ao Feminicídio

Betto Jr./Secom
Espaço funcionará no Comércio  |   Bnews - Divulgação Betto Jr./Secom

Publicado em 29/09/2021, às 10h59   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Autores de violência doméstica e familiar de Salvador, que estejam em cumprimento de medida protetiva de urgência expedida pelas varas de Violência Doméstica e Familiar, serão acompanhados pelo  Núcleo de Enfrentamento e Prevenção ao Feminicídio (NEF), lançado nesta quarta (29). A ação é fruto de parceria entre a prefeitura e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), firmado em maio deste ano

A estrutura funcionará na sede da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ),  às quartas-feiras e sábados, das 8h às 17h, no Comércio. Lá, será feito o acompanhamento e a reeducação de autores de violência por meio do Grupo Reflexivo de Homens para evitar que eles voltem a cometer crimes da mesma natureza.

Durante coletiva de lançamento nesta quarta, o prefeito Bruno Reis (DEM) ressaltou que a capital baiana tem como política pública a prevenção à violência doméstica e familiar e ao feminicídio. 

“A intenção é obter a prevenção. Estamos aqui para orientar, dar suporte, apoio e ajudar na reestruturação das famílias e fortalecimento dos vínculos, para evitar agressões e violência. Salvador não pode ter espaço para violência, e por isso estamos montando esse Núcleo, além de diversas outras ações e determinações que a lei traz e que, ajustando à nossa forma de atuação, coibir ainda mais essa situação”, comentou o gestor. 

A desembargadora Nágila Brito destacou a satisfação do TJ-BA com a iniciativa. “A unidade também vai capacitar pessoas de outros municípios para que essa ação se alastre e haja uma maior coibição no combate à violência contra a mulher no estado”.

“O NEF vem como novo equipamento municipal que fortalece a luta de Salvador na erradicação da violência contra a mulher, apoiando as ações municipais que já ocorrem com os três equipamentos que dispomos (Centros de Referência Loreta Valadares e Arlette Magalhães e o Centro de Acolhimento Irmã Dulce)”, pontuou Fernanda Lordêlo, titular da SPMJ.

O Núcleo também desenvolverá ações, programas e políticas para prevenir, atender, acompanhar e monitorar os casos encaminhados pelo sistema judiciário. Os casos serão monitorados por um período de seis meses, para análise de uma possível reincidência por parte do autor da violência.

“Esse é um trabalho técnico, minucioso e efetivo. O homem precisa ressignificar o seu comportamento e entender o valor da mulher. Esse núcleo fortalece a luta, que está na lógica do Salvador Delas, que pensa políticas públicas para este público, incluindo o ciclo de enfrentamento à violência contra a mulher e o feminicídio. É necessário mudar uma lógica cultural, demonstrando que a mulher precisa ser valorizada, respeitada e ter a autonomia construída”, avaliou a vice-prefeita Ana Paula.

Matérias relacionadas:

Suspeito de tentativa de feminicídio é preso em Mussurunga

Entre Rios: Homem é preso apontado como autor de assassinato da amante

Homem que apalpou e derrubou mulher de bicicleta é preso

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp