Salvador

Via inaugurada por Bruno Reis com promessa de acabar alagamentos fica inundada na Cidade Baixa

Reprodução
Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 21/10/2021, às 16h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

“Acabamos de vez com os alagamentos dessa região”. A declaração do prefeito Bruno Reis (DEM) feita em 15 de setembro deste ano sobre a revitalização da rua Henrique Dias, na Cidade Baixa, caiu por terra nesta quinta-feira (21).

Da janela de casa, um morador registrou a via coberta pelo volume de água, resultado da forte chuva que veio sobre a capital baiana. 

Leia também:Após forte chuva, água invade carros e deixa motoristas no sufoco no Itaigara

“Obra inaugurada há pouco tempo pra acabar com a inundação, mas não adiantou nada, ficou foi pior. Água de esgoto, um mau cheiro terrível entrando nas casas [...] a obra do prefeito Bruno Reis não adiantou nada, a rua ficou pior”, reclama.

Assista:

Na cerimônia que marcou a entrega da revitalização, o prefeito chegou a dizer que “a obra tem um valor especial, pois resolve o problema de drenagem tanto desta via como da Rua Biguá”. 

No total, a prefeitura informou ter investido R$ 6 milhões, em intervenções que incluíram a requalificação asfáltica, instalação de calçada, além da a construção da rede de drenagem com 730 metros de extensão para resolver justamente o escoamento da água da chuva e evitar os alagamentos. 

Leia mais:

Vídeo: Passageiros ficam "ilhados" dentro de ônibus em alagamento próximo à Fonte Nova

Chuva alaga Rua Cônego Pereira e causa prejuízos aos moradores; assista

Vídeo: Chuva forte alaga vias e motoristas enfrentam transtornos em Salvador

“Olha como ficou linda a rua Henrique Dias, no Caminho de Areia, totalmente requalificada. Acabamos de vez com os alagamentos dessa região com um trabalho de drenagem e pavimentação que deixou a via novinha em folha! #otrabalhonãopara”, escreveu o prefeito à época em uma publicação que mostrava a revitalização no Instagram.

Em nota ao BNews, a prefeitura de Salvador afirmou que o alagamento aconteceu "pelo grande volume de chuva, em um curto espaço de tempo". “Em apenas uma hora, o acumulado de chuvas chegou a 88mm em algumas localidades – o normal previsto para todo o mês de outubro é de 95,2mm”, explica prefeitura.

“De acordo com avaliação preliminar, a situação pode ter provocado uma sobrecarga na rede de drenagem, aliada à topografia do local, que resultou no alagamento. O escoamento total da água ocorreu em menos de uma hora”, diz a nota.

A prefeitura afirma também que vai enviar equipes para realizar uma vistoria no local a fim de avaliar a situação da rede e identificar, inclusive, possíveis obstruções no sistema, para tomar as providências necessárias, no sentido de evitar problemas futuros.

“A obra da Henrique Dias, entregue pela Prefeitura este ano, foi a primeira de três etapas do conjunto de intervenções a serem realizadas na região – as outras envolvem os trechos do Largo de Roma e da rua de acesso à praia do Cantagalo, ao lado do Hospital da Mulher –, com o intuito de solucionar este problema e trazer mais conforto à população”, conclui a prefeitura em nota.

Conteúdo atualizado 19h50 com nota enviada pela prefeitura de Salvador

Acompanhe o BNews também nas redes sociais através do Instagram, do Facebooke do Twitter.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp