Salvador

Em reunião, Prefeitura e Programa das Nações Unidas firmam parceria para fortalecer ações sociais em Salvador

Adam Vidal / Divulgação
Encontro foi conduzido pela prefeita em exercício, Ana Paula Matos  |   Bnews - Divulgação Adam Vidal / Divulgação

Publicado em 04/11/2021, às 20h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, e o responsável por projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Salvador, Leonel Neto, se reuniram nesta quinta-feira (4) para tratar sobre políticas de ações sociais. Na ocasião, os órgãos firmaram parceria que visa traçar um diagnóstico socioassistencial, criar uma plataforma de monitoramento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e agir nas comunidades carentes de Salvador. Um Memorando de Entendimento entre o Escritório de Governança Social da prefeitura e o PNUD será assinado entre as partes para formalizar o acordo.  

O objetivo é cumprir as metas da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, pacto global que envolve diversos países, incluindo o Brasil. Entre as metas da Agenda 2030 estão: Erradicar a pobreza extrema e a fome, educação Básica Universal, promover igualdade de gênero e empoderar as mulheres, reduzir a Mortalidade Infantil, melhorar a Saúde Materna, combater HIV/AIDS, a Malária e outras doenças e garantir Sustentabilidade Ambiental. São 169 metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidas no documento “Transformando o Nosso Mundo. 

A vice-prefeita, que conduziu a reunião, relembrou as crises que a cidade passou e destacou a importância da parceria. “Salvador viveu duas grandes crises em cinco anos, em 2015 com as chuvas que causou a tragédia no Barro Branco, e em 2020 com a pandemia do coronavírus, e nos reinventamos, agimos de forma rápida, com ações efetivas, isso porque nos reestruturamos e avançamos nas ações sociais nesse período. A ideia é que a gente não só fortaleça o SUAS, mas faça um mapeamento da cidade para cuidar da família como um todo, nas áreas sociais, de educação, saúde, emprego, proporcionando, assim, novas oportunidades de vida. É casar a inteligência da gestão com a tecnologia do Programa das Nações Unidades e atingir quem, de fato, precisa”, pontuou Ana Paula Matos.  

Presente na reunião, o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira disse que é importante fortalecer o SUAS e ressaltou que “uma das prioridades da gestão é apoiar bons projetos na área social”. 

Já Leonel Neto, do PNUD, disse que “a integração das políticas sociais do Município de Salvador, seguida do alinhamento à Agenda 2030 e aos ODS, certamente possibilitará a ampliação dos resultados já alcançados. Para tanto, o PNUD colocará toda a sua experiência em territorialização dos ODS para possibilitar que a Prefeitura implemente um projeto de grande impacto em Salvador”.  

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, realizou na última terça-feira (2) a segunda viagem internacional este ano, em um intervalo de quase três meses, desta vez para Escócia, participando da COP26, conferência mundial de clima e sustentabilidade. Com a ida de Bruno Reis para o exterior, a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) tem a missão de, pela segunda vez, assumir o Executivo municipal.

Participaram também da reunião, o chefe de Gabinete da Vice-prefeitura, Francisco Elde; a  coordenadora do Escritório de Governança Social, Simone Café; a diretora de Políticas Sobre Drogas da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, Juliana Portela; Marcelo Tourinho e Rose Pérez, da Gestão do Sistema Único de Assistência Social e o assessor de Relações Internacionais da prefeitura, João Vitor Queiroz.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp