Salvador

Moradores denunciam construção de condomínio e alegam que obra tem causado danos a casas vizinhas em Itapuã

Leitor BNews
De perda de eletrodomésticos e invasão de lama nas casas são alguns dos prejuízos causados pela obra  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 09/11/2021, às 06h31   Catarina Alcantara


FacebookTwitterWhatsApp

Esses últimos dias foram de desespero e temor para moradores do bairro de Itapuã, mais precisamente no condomínio Residencial Parque Itapuã. Entre reclamações e denúncias realizadas sobre o andamento da construção do novo condomínio Joy, que já tem um ano, a situação chegou ao estopim nesta última semana. 

Com as fortes chuvas da capital somadas a não estruturação correta da construção, a lama e a água acabaram invadindo a casa de alguns moradores trazendo transtornos incalculáveis. 

Em contato com a equipe de redação do BNews, moradores informaram que tiveram eletrodomésticos comprometidos, o muro das suas casas forçados, e os entulhos da obra acabaram obstuindo o escoamento da água . Na manhã desta segunda-feira (8), eles informaram que alguns funcionários tiveram que mergulhar na grande 'piscina' de água barrenta que se formou para tentar desobstruir o que ocasionava o empoçamento da água e para que o muro das casas vizinhas não rompesse com a força d'água.  

“Nós reclamamos há quase um ano das mesmas coisas, é muito entulho, água, lama. Eles não tem um pingo de respeito aos moradores aqui do condomínio que é do lado. Choveu muito e colocou pressão nos muros, a gente teve que abrir buracos para escoar a água e entrar aqui e escorrer pelo ralo ”, afirma uma das moradoras.

Leia mais: 

Caminhão tomba e cai no Rio São Francisco

OAB-BA denuncia na PF post irregular no Instagram que favorece candidata; entenda

A obra é de responsabilidade da Kubo Engenharia, que em nota oficial informou que o local onde está sendo erguido o empreendimento tem uma topografia bastante íngreme e por isso já havia uma faixa de servidão (faixa de terra que acompanha todo o percurso de um duto), linha de transmissão ou qualquer outro tipo de construção relacionada, linha de transmissão ou qualquer outro tipo de construção relacionada para condução das águas do terreno para uma rua do empreendimento. Que no início da terraplanagem entre os meses de fevereiro e maio de 2020, com as fortes chuvas que ocorreram em Salvador, o sistema provisório de drenagem não suportou e ocorreu transbordamento. Com as chuvas desta noite, a rede de drenagem provisória rompeu e causou o transbordamento de água em duas casas. Eles afirmam que rapidamente tomaram todas as ações para sanar os transtornos, e que até o momento não houve confirmação de nenhum dano material. Afirmaram que a drenagem definitiva está em execução e tem previsão de conclusão até o dia 15, e não havia ainda sido concluída em virtude da legalização de uma servidão junto a Prefeitura Municipal de Salvador. Esclareceu ainda que a empresa sempre zelou pelo bom e respeitoso relacionamento junto aos seus vizinhos e está com seu canal de comunicação sempre aberto.

Leia também: 

BNews Cop26: Obama cita Brasil para cobrar ações contra mudanças climáticas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp