Salvador

Prepare-se: Nova frente fria vai mudar tempo em Salvador nos próximos dias

Paulo M. Azevedo/BNews
Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo/BNews

Publicado em 17/11/2021, às 12h14   Luiz F. Fernandez e Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

A cidade de Salvador sofreu neste mês de novembro a influência de duas frentes frias, a última chegou na capital baiana entre sexta-feira (12) e sábado (13), e ainda deixa o tempo instável nesta quarta (17). A expectativa da Codesal (Defesa Civil) é que a chegada de uma nova, entre os dias 25 e 26, traga novamente muita chuva e ventos fortes para a cidade.

O mês de novembro já é o mais chuvoso dos últimos 10 anos, segundo o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo. A estação pluviométrica do órgão, que fica no bairro de Ondina, registrou nesta terça (16) que o volume de chuvas deste mês já é 220% maior que a média histórica (26,6 mm) – a média é com base nos últimos 20 anos.

O diretor-geral afirma que as pancadas de chuvas são comuns neste período do ano, mas ressalta que o volume de chuvas é maior que o esperado. Dessa vez, foram registrados menores danos. 

Leia mais:

“Esse novembro já é o mais chuvoso dos últimos 10 anos. Já temos duas frentes frias neste mês e esperamos mais uma, o que realmente nos deixa em sinal de atenção e alerta. Observamos que as áreas de risco não foram tão atingidas, mas em algumas localidades, sobretudo por conta do grande acumulado e do solo encharcado, observamos deslizamentos de terras e ruptura de estrutura”, explica Sosthenes.

“Sabemos que os meses de outubro, novembro e dezembro são meses que temos de forma típica pancadas de chuvas. Em 2017, quando assumi a Codesal, me recordo que, no dia 2 de novembro, estava prevista a chegada de uma frente fria, que se consolidou com chuvas fortes. Em 2019, por sua vez, no dia 26 de novembro, a chuva chegou com tanta violência que tivemos que acionar 10 sistemas de alerta e alarme ao mesmo tempo. Foram 170 mm em apenas três horas”, lembra. 

Matérias relacionadas:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp