Salvador

Atleta de 13 anos conquista título de campeã baiana de Optimist

Reprodução/Instagram (@yachtclubdabahia)
Campeonato foi realizado no último final de semana, na Baía de Todos os Santos   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram (@yachtclubdabahia)

Publicado em 24/11/2021, às 12h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Campeonato Baiano de Optimist, realizado pelo Yacht Clube da Bahia, reuniu, no último final de semana, na Baía de Todos os Santos, 35 barcos das categorias mirim, infantil e juvenil, que na mesma raia “correram” um total de 6 regatas. 

A atleta Juliana Borba Bastianelli, de 13 anos, do Yacht Clube da Bahia, conquistou o título de campeã baiana de Optimist, classe considerada a divisão de base da vela no mundo. Recentemente, a adolescente foi convocada para o Sul Americano de Optimist, e em dezembro irá representar a Bahia e o Brasil em Mar Del Plata, na Argentina, junto com outros 21 atletas brasileiros.  

Durante o campeonato Brasileiro de Laser, uma classe bem popular, escolhida pela maioria dos velejadores que saem do Optimist, realizado na semana passada, em Porto Alegre, a campeã brasileira feminina também uma baiana. Valentina Cunha, de 14 anos, do Yacht Clube da Bahia, levou a melhor na classe Laser 4.7. 

Reconhecida internacionalmente, a vela da Bahia tem nomes marcantes como a dupla Juliana Duque e Rafael Martins, que acumulam diversos prêmios. Ju e Rafa têm como novo desafio a participação nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

Sobre o Optimist 

O Optimist é a porta de entrada da vela no mundo, tendo sido a base da maior parte dos campeões olímpicos e mundiais como Robert Scheidt, Martine Grael e Kahena Kunze.

A classe Optimist é uma das mais praticadas na vela mundial por ser uma categoria de introdução à modalidade. O barco de 2,34 metros é fácil de tocar e oferece segurança para a garotada de até 15 anos aprender as principais funções de um monotipo. 

O veleiro suporta até 60 quilos e pode ser conduzido por pequenos de 7 a 15 anos. O nome, traduzido do inglês, quer dizer otimista.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais através do Instagram, do Facebooke do Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp