Salvador

Prefeitura inicia segunda etapa com mudanças no trânsito da cidade

Transalvador também altera tráfego e proibi estacionamentos por conta da Copa das Confederações

Publicado em 04/06/2013, às 10h44        Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)

A Prefeitura já iniciou as intervenções que estão sendo adotadas para melhor o trânsito nos pontos mais críticos da cidade. As medidas anunciadas no dia 29 pelo prefeito ACM Neto estão valendo desde hoje (03), com o bloqueio do acesso ao Costa Azul e Stiep pela Avenida Tancredo Neves, das 17h às 20h, e a mudança na ligação Avenida Juracy Magalhães/Florestal via Alameda dos Ipês, que passa a ter sentido único, subindo para Brotas.

As intervenções envolvem outras medidas, como a criação do Grupo de Ações Rápidas de Trânsito e publicação, ainda esta semana, de decreto para regulamentar as operações de carga e descarga e circulação de veículos pesados. As principais mudanças no trânsito abrangem ainda as avenidas Joana Angélica, Paulo VI, Octávio Mangabeira, Rótula do Abacaxi, Paralela, além da Rua Chile.

Segundo o superintendente de Trânsito e Transporte de Salvador, Fabrizzio Muller, com as modificações, quem vai para o Costa Azul e Stiep pela Tancredo Neves, entre as 17h e 20h, terá que seguir pela Magalhães Neto e fazer o próximo retorno. A Transalvador espalhou banners pela região para informar a mudança. Além disso, dez agentes de trânsito foram destacados para reforçara a divulgação.

Ainda na região do Iguatemi, a Transalvador vai reforçar a sinalização horizontal na Avenida ACM, em frente ao Bradesco, no cruzamento entre a via e a Paulo VI, em frente ao Parque da Cidade, Petrobras e Hotel Fiesta, enfatizando a proibição de obstrução do cruzamento.

A região do entorno também será beneficiada com a construção de duas passarelas: uma na Avenida Tancredo Neves, em frente ao Shopping Sumaré, com obras já em andamento, e outra em frente à Madeireira Brotas, que custará cerca de R$3 milhões, com recursos assegurados. A área também vai receber semáforos inteligentes que vão melhorar a trafegabilidade, especialmente em horários de pico.

Centro - Na Avenida Joana Angélica, a fluidez do tráfego será melhorada com a implantação de duas faixas de trânsito no sentido do Campo da Pólvora, e uma no sentido da Piedade, medida que será tomada baseada em estudos técnicos sobre o volume de carros que passam diariamente pelo local. Para permitir a mudança, será proibido o estacionamento ao longo da avenida. Ainda no Centro, será feita alteração no tráfego da Rua Chile no sentido Pelourinho, valorizando o acesso ao Centro Histórico. A Transalvador está realizando um projeto em parceria com a Conder para a implantação de ciclovias na Joana Angélica e na Rua Chile.

Decretos - O decreto com novas mudanças prevê a restrição do trânsito nas Zonas de Restrição de Carga e Descarga (ZRCD) e Áreas de Restrição a Circulação (ARC). A carga e descarga serão proibidas de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h, e aos sábados, até as 14h. Aos domingos e feriados, estarão liberadas. Já a circulação de carretas, veículos urbanos de carga (VUC), que são aqueles com largura até 2,20m e comprimento de 6,50m, e dos caminhões porta-contêineres estará proibida de segunda a sábado, das 6h às 10h, de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 20h. A proibição de circulação valerá também para a orla.

Interdições para a Copa das Confederações

A Transalvador já deu início a segunda etapa de interdições de vias e modificação do tráfego na região da Arena Fonte Nova, para a montagem e desmontagem das estruturas da Copa das Confederações. As interdições permanecem até 05/07. O tráfego foi totalmente interditado na Av. Presidente Costa e Silva (Dique do Tororó), no trecho da saída da Ladeira dos Galés até a Rua da Telebahia, no Jardim Baiano. O acesso Dique – Lapa só pode ser feito pelo Jardim Baiano.

A opção de tráfego para quem vem de Nazaré, com destino ao Dique do Tororó, é seguir pela Rua Professor Hugo Balthazar da Silveira, Boulevard América, Rua José Leonídio de Sena, até chegar à Av. Presidente Costa e Silva.Veículos provenientes da Av. Presidente Castelo Branco, do Vale de Nazaré e da Ladeira dos Galés, com destino ao Dique do Tororó, devem seguir pelo Bonocô, Ogunjá e acessar a Vasco da Gama.

Proibição de estacionamento - No período de 01/06 a 03/07, fica proibido estacionar no Largo do Campo Grande, no lado direito da via que margeia a Praça Dois de Julho, e no trecho situado entre o Hotel Sheraton e o portão de acesso à praça. A medida vai permitir o embarque e desembarque de passageiros de microônibus dos serviços shuttle. Pelo mesmo motivo, de 17/06 a 03/07, está proibido estacionar no lado esquerdo da Rua Fonte do Boi, no Rio Vermelho - em frente ao imóvel de número 176, próximo aos Hotéis IBIS Rio Vermelho e Mercure Hotel Salvador.

Classificação Indicativa: Livre