Salvador

Trânsito: dúvidas e reclamações marcam 1º dia de mudanças. Secretário comemora

Imagem Trânsito: dúvidas e reclamações marcam 1º dia de mudanças. Secretário comemora
Fabrizzio Muller conversou com o site Bocão News e explicou 'carona solidária'  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/08/2013, às 18h24   Caroline Gois (@goiscarol)




Desde que asusmiu a pasta da Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador), o gestor Fabrizzio Muller tem realizado alterações - chamadas por ele de 'ajustes' - ´para tentar amenizar o caos que se tornou o trânsito da capital baiana nos últimos anos.
Por conta disso, Muller já 'mexeu' no Centro, na Magalhães Neto e, partir desta quarta-feira (21), iniciou intervenções na Orla de Salvador. "Uma faixa da Orla sentido Pituba/Itapuã é invertida nos horários de pico para beneficiar quem faz o sentido oposto que é Itapuã/Pituba. Isso porque, o fluxo neste sentido é aproximadamente três vezes maior", explicou o superintendente.

Segundo ele, nesta faixa 'livre' da intervenção é permitida a passagem de condutores que estejam, no mínimo, com um passageiro carona. "O objetivo é incentivar a carona solidária", afirmou Muller, que ressaltou a existência de uma triagem feita na entrada via. "Hoje não impedimos que ninguém entrasse para já orientar e explicar o funcionamento, evitando uma retenção", pontuou.
Quando questionado sobre de que forma esta ação de carona solidária é efetiva - já que não se tem como mensurar que o carona, de fato, é um possível motorista que deixou o carro em casa e contribuiu para a fluidez do trânsito - Muller fez a ressalva de que o objetivo maior é o ajuste e a conscientização. "Em várias cidades do Brasil isso dá certo. Não temos, realmente, como triar isso, mas estamos buscando ajustar", afirmou.
Sobre o 1º dia desta operação, o superintendente comemorou os resultados e garantiu que recebeu muitos elogios. "Recebi ligações com reclamações, mas muitas eleogiando esta iniciativa. Alguns motoristas relataram que realizaram o percurso em 25, 30 minutos. Foi positivo. Tenho certeza que muita gente foi beneficiada. A prova disso é que o desmonte da operação foi antecipado, já que, por volta das 8h25 a via já estava livre.", explanou.
Já sobre o não cumprimento desta intervenção - que não tem prazo para ser concluída - Muller ressaltou que cabem duas infrações para o motorista que entrar na via sem carona. "Vai da infração média - que vale pelo artigo 187, que diz não ser permitido transitar em locais não autorizados pelo órgão competente, neste caso, veículos que não estejam com duas pessoas ou acima disto. Cabe multa de R$ 85 e quatro pontos na carteira. Já a outra penalidade vale pelo artigo 195 - que corresponde a desobedecer as ordens da autoridade competente e dos seus agentes. Aí é uma infração grave - cinco pontos na carteira e multa de R$ 127", relatou.
Rodízio em Salvador
Diante dos desafios em gerir o trânsito de Salvador, Fabrício Muller garante que o sistema de rodízio ainda não é pensado, mas pode ser cogitado. A falta de um serviço de transporte de qualidade e opções para a locomoção na cidade seriam fatores que impedem a implantação dos sistema. "Mas, rodízios de vias podem ser válidos sim", acrescentou.
Porém, é certo para o gestor que o desafio vai além de ajustes e intervenções. Falando em números e acompanhando o desenvolvimento da cidade, o superintendente afirma que o ponto mais crítico de Salvador é a LIP - Ligação Iguatemi Paralela. "A LIP e o sentido inverso - Paralela/ Iguatemi- são os piores. Só na Paralela passam, por dia, 165 mil veículos. As vias estão saturadas. É muito carro. Queremos ajustar. Hoje, o trânsito escoou. O importante é diminuirmos o tempo de viagem e é isso que queremos ajustar", concluiu.
Veja como fica o trânsito da Orla com as alterações
A partir desta quarta-feira (21) foi modificado o tráfego na orla de Salvador das 6h às 9h, no trecho entre a Boca do Rio e o Sesc de Piatã.  Haverá inversão no sentido de uma das faixas da Avenida Otávio Mangabeira que segue em direção a Itapuã. A medida só valerá para dias úteis.
A alteração foi projetada para evitar engarrafamentos matinais enfrentados pelos motoristas que seguem sentido ao Centro. Fabrizzio Muller determinou também a interdição temporária de seis retornos, que serão reabertos depois de horário de pico.
Entre eles: próximo ao Circo Picolino e ao Condomínio Veredas de Piatã, e o que dá acesso à Avenida Jorge Amado, no Imbuí.

Nota originalmente postada às 9h do dia 21

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp