Salvador

Governo anuncia pavimentação de 70 quilômetros de ruas e calçadas no Centro

Publicado em 11/12/2013, às 11h32   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jaques Wagner anunciou nesta manhã (11) a recuperação e a repavimentação de 326 ruas entre o Campo Grande e a Calçada. A licitação deve ser publicada amanhã no Diário Oficial do Estado e, depois de contratada a empresa, em março de 2014, as obras têm previsão de dois anos para ficar prontas. Esta é a primeira parte do Planos de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador. O plano também inclui a recuperação de prédios e monumentos, e serão construídas 359 habitações de interesse social.

"Para preservar o Centro Histórico (que faz parte do Centro Antigo) é preciso dar uma destinação para eles. Não dá para transforamar em um museu a céu aberto", disse o governador, que numa próxima etapa irá disponibilizar as construções para projetos da iniciativa privada. A etapa de pavimentação custará R$ 123 milhões de recursos do governo federal, através do PAC 2 Pavimentação. 

O Superintendente do Instituto de Preservação do Patrimônio Histórico Nacional na Bahia (Iphan), Carlos Amorim, detalhou o que será recuperado. Entre as principais obras, ele destacou a construção de um elevador na Praça Castro Alves, a reforma do Forte São Marcelo, do Forte da Gamboa e da Igreja do Corpo Santo, no Comércio. 

"Trabalharemos em três grandes frentes: a primeira é a recuperação de todas as ruas e calçadas, a segunda é a despropriação dos imóveis que estão em ruínas, e a terceira é o trabalho com as famílias em situação de risco", descreveu a diretora do Centro Antigo da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Beatriz Lima. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp