Salvador

Governo anuncia pavimentação de 70 quilômetros de ruas e calçadas no Centro

Gilberto Jr // Bocão News
Reforma tem previsão de entrega em março de 2016 e custará R$ 123 milhões  |   Bnews - Divulgação Gilberto Jr // Bocão News

Publicado em 12/12/2013, às 06h06   Priscila Chammas


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jaques Wagner anunciou  nesta manhã (11) a recuperação e a repavimentação de 326 ruas do Centro Antigo de Salvador.  As obras custarão R$ 123 milhões, de recursos do governo federal, através do PAC 2 Pavimentação, e devem durar dois anos. A licitação será publicada amanhã, no Diário Oficial do Estado, e deve ser concluída até março de 2014.  

A pavimentação das ruas faz parte do Plano de Recuperação do Centro Histórico, que inclui também a restauração de construções em ruínas e , a construção de 359 habitações de interesse social. "Para preservar o Centro Histórico (que faz  parte do Centro Antigo), é preciso dar destinação a ele. Não adianta transformar em um museu a céu aberto", defendeu o governador que, numa próxima etapa do Plano, irá desapropriar os casarões em ruínas e disponibilizá-los a projetos da iniciativa privada. 

O superintendente do  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan), Carlos Amorim, detalhou os principais pontos da reforma, entre eles a recuperação do Forte São Marcelo, a construção de um elevador na Praça Castro Alves e a reforma da Igreja do Corpo Santo, no Comércio. 

"Estamos trabalhando em três frentes: a primeira é a recuperação de todas as ruas e calçadas, totalizando 70 quilômetros. A segunda  é a desapropriação de imóveis em ruínas. E a terceira, o trabalho com as famílias que vivem em situação de risco", resumiu Beatriz Lima, que é diretora do Centro Antigo de Salvador, órgão da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). 

Foto de Gilberto Jr // Bocão News. 


Publicada no dia 11 de dezembro de 2013, às 11h51

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp