
A Bahia é o primeiro estado a repassar recursos para a revitalização de templos de matrizes africanas. O governador Jaques Wagner assinou as ordens de serviço na tarde desta quinta feira (15). Os recursos de R$ 4 milhões repassados diretamente para a Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu) e a Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Amerindia (Afa). Serão ao todo 64 terreiros reformados em Salvador, Cachoeira e Maragojipe.


Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Para o presidente da Acbantu, Raimundo Nonato, esta é uma forma de vencer o preconceito. "Sofremos muito com a sociedade , e a Bahia dá um passo importante na luta contra o preconceito. A Bahia é de todos nós".

A construtora Momento ficará responsável pela execução das obras que devem terminar no fim deste ano. "Já executamos as duas primeiras fases. É um trabalho diferenciado, mas respeitador", acrescentou o presidente da empreiteira, Gustavo Mustafa.
A ação tem a intervenção do deputado federal, Luiz Alberto (PT), que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial da Câmara dos Deputados. O parlamentar explica que não se trata de uma intervenção religiosa, já que a Constituição Federal não permite. "As matrizes africanas são consideradas um braço cultural e a Constituição estabelece o patrimônio cultural das matrizes africanas".
O governador Jaques Wagner lembrou da importância da cultura afro-brasileira e a necessidade de implantar ações como forma de reconhecimento. Condenou o processo de escravidão no Brasil.
Nota originalmente publicada às 15h40 do dia 15/05