Salvador

Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias denunciam condição precária de USF de Alto de Coutos

Reprodução // YouTube
Unidade de Saúde da Família (USF) de Alto de Coutos II está em condição precária, segundo agentes comunitários  |   Bnews - Divulgação Reprodução // YouTube
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 30/01/2023, às 15h48


FacebookTwitterWhatsApp

Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias fizeram graves denúncias envolvendo a Unidade de Saúde da Família (USF) de Alto de Coutos II, localizada no bairro de Coutos, em Salvador.

Em um vídeo gravado por uma servidora que preferiu não se identificar - e publicado pelo Metro1, é possível observar como o terreno da USF apresenta acúmulo de mato e lixo.

Ainda de acordo com a servidora pública, a entrada do local chegou a ficar tomada por plantas. A denunciante afirma que o responsável por resolver parcialmente a situação foi outro agente de combate às endemias, mesmo sem ter obrigação de realizar tal tarefa.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

“Um agente de endemias limpou a frente para gente pelo menos ter o acesso pra entrar. Aqui [a entrada] foi capinada ontem porque a porta e a janela estavam todas cheias de mato”, disse no vídeo.

Além do mau cheiro, outro ponto denunciado a respeito do lixo disposto na localidade é a concentração de água de chuva nele, o que resulta no surgimento de mosquitos Aedes aegypti, que podem causar Dengue, Zika e Chikungunya.

O presidente da Associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador (AACES), Enadio Nunes Pinto, afirmou que as autoridades foram sinalizadas sobre a situação da USF de Altos de Coutos II, mas que negligenciaram a situação e nada foi feito.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi procurada pela reportagem do BNews e enviou uma nota explicando a situação e informando que uma equipe de limpeza já foi enviada à unidade: "A Secretaria Municipal da Saúde informa que a equipe da USF Alto de Coutos II realiza rotineiramente o trabalho de sensibilização dos moradores da comunidade para evitar o descarte irregular de entulho no local, cuja acesso do antigo estacionamento é aberto ao público. Uma equipe de limpeza já foi acionada para fazer a retirada do material e limpeza do espaço nesta terça-feira (31)".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp