Salvador
Publicado em 24/10/2023, às 09h30 - Atualizado às 09h30 Pedro Moraes
Cinco estudantes conquistaram, nesta semana, duas medalhas. Integrantes do 1° ano do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar (CPM), eles descobriram dois corpos celestes, nomeados RBT0407 e JNS0001. A premiação ocorreu na unidade Lobato, durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023, realizada entre 14 e 22 de outubro, em Brasília (DF).
Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.
Com a intenção de mobilizar a população sobre a importância da ciência, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O tema da edição deste ano foi “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.
No geral, os cinco jovens do CPM Lobato integraram o projeto Caça Asteróide MCTI, uma iniciativa oriunda de uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com a agência espacial americana, por meio do International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA).
A proposta era fomentar a busca de novos corpos celestes que gerem risco ao planeta com o auxílio de imagens captadas pelos telescópios distribuídos às equipes participantes pelo aplicativo Astrometrica da NASA.
"Essa premiação significa bastante porque mostra que o nosso esforço gerou um resultado, já que houve muita dedicação dúbia, junto às atividades escolares e extracurriculares. O CPM Lobato nos ajudou muito cedendo a biblioteca para caçar os asteroides, pois alguns dos colegas nem tem computador em casa. Participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi um passo importante, visitamos vários estandes e pudemos aflorar a nossa criatividade”, explicou o aluno Robert Figueiredo, 15 anos.
O grupo de alunos, identificados como Anna Julia Rocha, Jeferson Nascimento, Larissa Marques, Maria Clara Ribeiro e Robert Figueiredo, foi chefiado pela professora de Ciências Naturais, Tânia Teles.
Classificação Indicativa: Livre