Salvador

Após dois anos de pandemia, famílias voltam a se reunir para o almoço da Sexta-feira Santa

Reprodução/Youtube
Na Sexta-feira da Paixão é celebrada a morte de Jesus Cristo  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube

Publicado em 15/04/2022, às 06h30 - Atualizado às 08h30   Samuel Barbosa


FacebookTwitterWhatsApp

Depois de dois anos de distanciamento social e uso de máscaras por conta da Covid-19, finalmente a população está podendo respirar um pouco mais aliviada. Com boa parte das pessoas vacinadas com as três doses do imunizante, as reuniões familiares estão voltando a acontecer, a exemplo das celebrações em torno da Semana Santa.

Nesta Sexta-feira da Paixão (15), dia em que é celebrada a morte de Jesus Cristo, muitas pessoas evitam evita o consumo de carne, abrindo caminho para outras iguarias, principalmente para os pratos típicos da tradicional comida baiana, como caruru, vatapá, xinxim de galinha, moqueca de peixe, entre outros.
Acontece que ainda tem muita gente receosa por conta da pandemia. É o caso da fisioterapeuta Jéssica Ventura, que mesmo diante do atual cenário, ainda toma todos os cuidados possíveis para nem ela nem seus familiares se infectarem com o coronavírus.

"Nossa família tem a tradição de sempre almoçar junta na Sexta-feira Santa. No ano passado todo mundo se juntou, minha família é pequena, então todo mundo estava vacinado e se juntou, mas no ano retrasado quando começou a pandemia foi só o pessoal de casa mesmo, só que esse ano a gente não vai se juntar por problemas de saúde mesmo, aí só vai ser nós quatro", disse Jéssica que mora com a mãe, irmão e sua avó.

A fisioterapeuta ressaltou que mesmo com todos vacinados ela ainda não se sente confortável para retirar a máscara por ser da área de saúde. "Ainda vou ficar usando por muito tempo", completou.

Liberou geral

Se Jessica ainda vê o atual cenário com receio, por outro lado tem gente que não via a hora de poder reunir a família sem tanta preocupação.

“Boa parte da família é do interior, de Senhor do Bonfim, mas os que estão aqui quando se juntam dá uma turma boa. A gente não via a hora disso tudo acabar e poder juntar todo mundo de novo, nosso almoço de sexta está garantido, sem distanciamento e sem máscara, já chega”, disse o vendedor Rian Damasceno.

À nossa reportagem, Damasceno disse que várias pessoas da sua família se contaminaram com a Covid-19, mas todos sem sintomas graves. “Mesmo com os cuidados muitos pegaram”.

Uso de máscara

A desobrigação para o uso de máscaras em locais abertos foi publicada no Diário Oficial do dia 2 de abril. Nove dias depois o governador anunciou a liberação do uso de máscaras em locais fechados. O item segue obrigatório apenas em unidades de saúde.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp