Salvador

Após dois anos, Festa de Iemanjá volta a acontecer em Salvador; saiba todos os detalhes

Paulo M. Azevedo / BNews
Festa de Iemanjá volta a acontecer e celebra 100 anos de realização  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo / BNews
Cadastrado por Emilly Giffone

por Cadastrado por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 02/02/2023, às 06h00



"O pescador bota o barco no mar que hoje é dia 2, dia de Yemanjá". A Festa de Iemanjá volta a acontecer em Salvador após dois anos de pausa devido as restrições da Covid-19. A maior celebração da cultura afro-brasileira na Bahia completa 100 anos de realização pela Colônia de Pescadores do Rio Vermelho e contará com uma programação organizada pela Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

Para os festejos acontecerem, foram definidas alterações no trânsito, ampliação dos horários de algumas linhas de ônibus que circulam pelo local, além de reforços na segurança e saúde. Confiram os detalhes:

Capitania dos Portos da Bahia

  • 60 militares estarão presentes, entre equipes de terra e mar.
  • A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Bahia (Cpba) empregará 4 embarcações e 2 moto aquáticas para garantir a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana.
  • Militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador e o Aviso de Patrulha (AviPa) “Dourado”, subordinados ao Comando do Segundo Distrito Naval, reforçarão a segurança.
  • Capitania dos Portos da Bahia fiscalizará embarcações em todos os terminais de transporte de passageiros.

Transporte

A Secretária de Mobilidade (Semob) preparou uma operação especial nas proximidades do Rio Vermelho. Oito linhas de ônibus tiveram horário ampliado para atender alguns bairros.

Linhas que vão circular até 1h da sexta-feira (03):

1643 – Fazenda Coutos – Pituba

1645 - Alto de Santa Terezinha / Rio Sena – Pituba

0728 - Nordeste – Ribeira

1320 - Pau da Lima – Nordeste

1386 - Nova Brasília/Jardim Nova Esperança/7 de Abril – Barra

1231 - Sussuarana – Barra R2

1129 - Cabula VI – Pituba

1220 - Mata Escura

Os ônibus que circulam no trecho que estará interditado terão mudança no itinerário desde às 22h do dia 1º às 6h da sexta-feira (03):

Algumas das linhas são a 1230 – Sussuarana x Barra R1 e a 1340 – Estação Pirajá x Barra 1 deverão seguir pela Avenida Oceânica, Avenida Milton Santos, retornando no Zoológico, Avenida Milton Santos e Avenida Oceânica. Ambas as linhas devem retornar pelo itinerário de Barra R2 e Barra 2. Além disso, deverá constar na bandeira Estação Pirajá – Comércio/Ondina. Já as linhas 1231 – Sussuarana – Barra R 2 e a 1341 – Estação Pirajá x Barra 2 deverão acessar a Avenida Manoel Dias da Silva, Rua Visconde de Itaboraí, Rua Oswaldo Cruz, retorno na Praça dos Ex-Combatentes, e Avenida Amaralina. As linhas retornam no itinerário de Barra R 1 e Barra 1 e na bandeira deverá constar Estação Pirajá – Rio Vermelho.

Confira itinerário completo.

Trânsito

O trânsito será ajustado no Rio Vermelho, em Salvador, principal ponto da festa. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) programou desvios no fluxo de veículos e instalação de barreiras nas imediações do bairro. Moradores da região poderão acessar apresentando comprovante de residência.

Estacionamento proibido desde às 22h da quarta-feira:

Avenida Oceânica (trecho compreendido entre o Restaurante Sukiyaki e a saída da Travessa Bartholomeu de Gusmão);

Rua Almirante Barroso (Praça Marechal Aristóteles de Souza Dantas);

Travessa Bartholomeu de Gusmão;

Rua Eurycles de Mattos Rua da Paciência;

Travessa Prudente de Moraes;

Largo de Santana;

Rua Guedes Cabral;

Rua Borges dos Reis;

Rua Almerinda Dutra;

Rua João Gomes;

Rua Conselheiro Pedro Luiz;

Largo da Mariquita;

Avenida Cardeal da Silva (trecho compreendido entre a Rua Almirante Barroso e a Rua José Taboada Vidal);

Rua Vieira Lopes (os dois trechos compreendidos entre a Clínica AMO e a Rua Potiguares);

Rua Odilon Santos;

Rua do Meio;

Rua Potiguares;

Travessa Basílio de Magalhães;

Praça Brigadeiro Faria Rocha;

Rua Marquês de Monte Santo;

Rua Dr. Antônio Queiroz Muniz;

Rua do Barro Vermelho;

Rua do Mirante;

Rua Oswaldo Cruz;

Rua Nelson Gallo;

Rua Archibaldo Baleeiro;

Avenida Juracy Magalhães Junior;

Rua do Canal (lado direito, sentido Shopping da Bahia, e lado esquerdo, sentido Rua Vieira Lopes);

Rua Belmonte (até a interseção com a Rua Maracás).

Estacionamento permitido:

Avenida Juracy Magalhães Junior / Rua do Canal, após a Rua Potiguares (Pontilhão), sentido Shopping da Bahia, lado esquerdo da via ao longo do meio fio; e após o restaurante da Ana até a Praça Marquês Pôrto (Rua Juazeiro), no lado direito da via, sentido Rua Vieira Lopes.

Saúde

Um módulo assistencial estará no Rio Vermelho, montado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para atender quem participar do evento. A unidade fica localizada na Rua Vieira Neto, próximo a Clínica AMO.

  • 18 profissionais de saúde atuando no local, com atendimento entre 7h e 22h.
  • Estarão disponíveis seis leitos, sendo um de estabilização, equipado com suporte avançado. Além de duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) caso haja a necessidade de fazer remoções e transferências.
  • Para uma melhor assistência, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barris, localizada na Avenida Centenário, estará de prontidão durante a festa, servindo de apoio para os casos de maior complexidade.

Segurança

Além do reforço no policiamento, a festa terá câmeras de reconhecimento facial, com monitoramento através do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Agentes do Salvamar também estarão em toda faixa de areia do Rio Vermelho.

Polícia Militar

Efetivo de mais de 700 PMs, sob coordenação da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e supervisão do Comando de Policiamento Regional Atlântico (CPRC-A). No local, nove postos elevados de observação estarão distribuídos, além de Patrulhas, Bases Móveis, motocicletas, viaturas de quatro rodas, cavalos, drones e aeronaves.

Polícia Civil

Cerca de 50 profissionais da Polícia Civil estarão distribuídos na Delegacia Especial de Área (DEA), montada ao lado da Igreja de Sant'Ana, nas proximidades do barracão de presentes, e na 7ª Delegacia Territorial (DT/ Rio Vermelho). Também estará disponível a Central de Flagrantes Online para registro de ocorrências de forma remota.

DPT e Bombeiros

Na sede do Departamento de Polícia Técnica, localizado na Avenida Centenário, estarão de plantão Peritos criminais, médicos, odonto, técnicos e servidores administrativos para receber demandas do evento.

Cerca de 118 profissionais do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) estarão empregados, sendo dos 1° e 3° Grupamentos de Bombeiros Militar, do 12° GBM (Salvar) e do 13°GBM (Gmar).

Salvamar

15 agentes estarão a disposição da festa para garantir a segurança aos fiéis e turistas na praia.

Presença do Governo do Estado

 O Governo do Estado participa da festa com ações integradas das secretarias estaduais de Turismo (Setur), de Cultura (Secult), de Políticas Para as Mulheres (SPM), do Meio Ambiente (Sema) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), até o dia 3 de fevereiro. Serão promovidas ações conjuntas de valorização da festa que celebra a divindade do candomblé e da umbanda, acompanhadas de campanha de conscientização ambiental.

Ações do Governo:

Um posto avançado de atendimento aos turistas vai funcionar no Freeshop, na rua João Gomes, com a realização de uma pesquisa sobre o perfil dos visitantes e a distribuição de flores brancas, como oferendas para a Rainha do Mar. No local, estarão disponíveis informações sobre as 13 zonas turísticas do estado, destacando a Baía de Todos-os-Santos, onde a capital está inserida.

Com o mote 'O presente é para Iemanjá, mas o respeito é para todas as mulheres', a equipe da SPM vai distribuir, nas ruas do Rio Vermelho, três mil ventarolas, mil adesivos, além de atuar em abordagens lúdicas de conscientização.

A Sepromi disponibilizará a unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela para o circuito do festejo, para acolher casos de denúncia durante a Festa de Iemanjá. O ônibus ficará estacionado na Rua da Paciência, próximo à quadra de grama sintética, funcionando da 8h às 16h. Uma equipe multidisciplinar, composta por técnicos das áreas de serviço social, psicologia e direito, realizará o atendimento.

Com a proposta de refletir sobre a redução dos impactos socioambientais para a festa da rainha do mar, serão realizadas ações de educação ambiental, relançamento do aplicativo ‘Vai dar Praia’, além da campanha de limpeza das praias do Rio Vermelho. A Secretaria do Meio Ambiente conta com o apoio das organizações não-governamentais Rede Mar, Promar, Paciência Viva e a Colônia de Pescadores Z-1, do Rio Vermelho, bem como a Escola de Remo lmuá Vida Leve, a equipe do templo de Umbanda, Tular e o Movimento Mulheres da Encantaria.

Após ação de retirada de resíduos das praias, o artista plástico André Fernandes criará uma obra para exposição ‘O mar não está para plástico’, com objetivo de provocar a sensibilização para a problemática do lixo no mar, atrelada à arte.

Em articulação da Secult com a Colônia de Pescadores, será entregue no mar um balaio ecológico como presente para a divindade, feito com materiais orgânicos e biodegradáveis na sua composição.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp