Uma beneficiária do plano de saúde Planserv buscou, na noite desta quarta-feira (20), atendimento em cinco hospitais de Salvador, com fortes dores abdominais, mas voltou para casa sem conseguir ver um médico. Em contato com o BNews, o pai da paciente, que atua como servidor público, informou que em sua última tentativa feita no Hospital Português, foi informado que o plano de saúde não é mais aceito na unidade.
"O segurança me deixou entrar para conversar com a enfermeira da emergência e ela disse que não poderia dar atendimento. Voltamos pra casa. Ela continua com dores (...) Essa situação é corriqueira em vários hospitais como dos que acabei de passar e sequer me deixaram entrar. No Hospital Agenor Paiva, por exemplo, foi superlotação, com espera mínima de 6 horas para atendimento", relatou.
Em nota enviada ao BNews, o Hospital Português (HP) informou que o Serviço de Emergência está operando no limite da capacidade de atendimento, por causa da alta demanda e está assegurado a devida assistência aos pacientes portadores de condições agudas de saúde, muitos deles beneficiários do Planserv.
A unidade de saúde afirmou, também, que tem orientado o atendimento ambulatorial para os quadros de baixa complexidade.
À reportagem, o Planserv afirmou que mantém sua rede de atendimento sem nenhum descredenciamento. "Somente no Hospital Português, temos 155 pacientes internados neste momento. O aumento dos casos de síndromes gripais e dengue têm causado superlotação em algumas emergências, pois cada unidade atende de acordo com sua capacidade operacional".
O Planserv informou, ainda, que possui outras opções de atendimento de emergência, que constam no site e no aplicativo móvel: www.planserv.ba.gov.br/planserv/rede-emergencia. O beneficiário pode entrar em contato também com os canais de comunicação: Central de Relacionamento (0800 056 6066), Ouvidoria (www.planserv.ba.gov.br/planserv/fale-conosco) e postos SAC.
"Importante salientar que, entre os credenciados em Salvador, está o Hospital Pituba, unidade de pronto atendimento localizada na Rua das Hortênsias, 668, Pituba. A rede de atendimento emergencial também conta com a Clínica de Acidentados de Candeias. O beneficiário conta ainda com as emergências dos hospitais da Cidade, Agenor Paiva e Prohope, além dos mencionados na reportagem", concluiu.