Salvador

Bruno Reis promete 2 de Julho 'melhor' e com 'maior participação popular' em 2024

Daniel Serrano/BNews
Independência do Brasil na Bahia será celebrada na próxima terça-feira (2)  |   Bnews - Divulgação Daniel Serrano/BNews
Daniel Serrano e Lara Curcino

por Daniel Serrano e Lara Curcino

[email protected]

Publicado em 28/06/2024, às 13h58



A comemoração dos 201 anos da Independência do Brasil na Bahia já bate à porta, a apenas 4 dias do tradicional 2 de Julho. Para este ano, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), prometeu nesta sexta (28) uma festa “melhor” e “com maior participação popular” do que nas edições anteriores.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

“Vamos celebrar 201 anos. Em 2023 foi o Bicentenário e já foi extraordinário. Agora será melhor e com maior participação popular ainda. É a data mais importante do nosso estado, dia em que todos vamos às ruas pelo reconhecimentos dos heróis da nossa Independência, que resultou na Independência do Brasil”, comentou o prefeito, ao BNews, durante a cerimônia de posse da nova gestão do Conselho Municipal LGBT+.

Na semana passada, Bruno anunciou detalhes sobre a festa deste ano. Nesta sexta (28), ele afirmou que já está tudo preparado e a cidade está pronta para receber a celebração.

“Está tudo pronto. Organizamos o evento preocupados com os mínimos detalhes, trazendo novidades, como a gente faz todos os anos e tenho certeza que vai ser um sucesso. A cidade já está sendo programada, decorada, para na terça a gente fazer um grande desfile”, disse ele.

Programação

  • Praça do Campo Grande: Nos dias 29 e 30/06, às 19h, ocorre o Espetáculo de Dança "Ao Pé do Caboclo", com o Balé Folclórico da Bahia. O espetáculo que irá acontecer na Praça do Campo Grande.
    - Ainda no dia 30/06, ocorrem as saídas dos fogos simbólicos no Recôncavo Leste (Cachoeira) e no Recôncavo Norte (Mata de São João)
    - No dia 02/07, a partir das 16h, ocorre o Ato Cívico de Hasteamento das Bandeiras.
    - 03/07, às 17h, trás um show com o cantor Gerônimo e a Banda Mont Serrat, enquanto às 19h, terá o Baile da independência com orquestra do maestro Fred Dantas e convidados.
    - Às 17h, acontece o encontro de Filarmônicas com Maestro Fred Dantas.
    No dia 04/07, acontece a apresentação do coral da cidade de Salvador.
    - Já às 19h, terá um show especial com Marlene de Castro.
    - No dia 05/07, às 18h, irá acontecer a volta dos carros da cabocla e do caboclo, enquanto às 20h, o Samba de Caboclo no Largo da Lapinha.
  • Catedral da Sé Terreiro de Jesus: Ocorre a Celebração do Te Deum, com a participação do Coral da Basílica do Bonfim no dia 01/07, às 09h.
  • Pirajá: Acontece a inauguração do Painel de Grafite Pirajá, às 16h, com a chegada do fogo simbólico às 16h30 também no dia 01/07.
    - Às 17h irá acontecer o show especial com Cortejo Afro.
  • Orla da Boca do Rio: No dia 01/07, às 18h, será realizada a ultramaratona da independência.
  • Largo da Lapinha: Já no dia 02/07, acontece o Cortejo Cívico Dois de Julho.
  • Av. Sete de Setembro: Será realizado o 2º Festival de Fanfarras e Balizas.

Na terça (2), a manhã se inicia com a alvorada e a queima de fogos no Largo da Lapinha, às 6h. Às 7h terá início a cerimônia cívica, com o hasteamento de bandeiras por autoridades e nova execução do Hino Nacional, desta vez pela banda de música da Marinha do Brasil.

Às 8h10 acontecerá a colocação de flores no monumento ao General Labatut, realizada pelas autoridades presentes. A seguir será feita a entrega dos carros emblemáticos dos caboclos e a execução do Hino ao 2 de Julho, também pela banda da Marinha.

Confira o vídeo:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp