Salvador
Moradores de uma das ruas do bairro de Pernambués, em Salvador, estão ilhados devido às fortes chuvas que atingem a capital baiana nesta quarta-feira (27). A região foi uma das afetadas pelos alagamentos. O vídeo enviado ao BNEWS mostra a extensão da água, que invadiu diversos pontos da área, dificultando a locomoção e deixando os moradores em situação de risco.
De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a capital baiana registrou mais de 219 milímetros de chuva nas últimas 72 horas, um volume que já supera o dobro da média histórica para o mês de novembro, que é de 108,2 milímetros.
Chuva intensa alaga rua e deixa moradores 'ilhados' em Pernambués pic.twitter.com/EEOa9SJHLN
— bnewsvideos (@bnewsvideos) November 27, 2024
De acordo com o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, algumas áreas da cidade já ultrapassaram três vezes a média histórica, como na Avenida San Martin (369 mm), Retiro (360 mm), Saboeiro (347 mm) e Pau Miúdo (364 mm).
"Com o solo bastante encharcado, há risco de deslizamento de terra em diversas áreas. Já houve registros de deslizamentos em pontos como o Subúrbio Ferroviário e a região norte, incluindo Flamengo, Cassange e São Cristóvão", alertou Sosthenes Macêdo.
A Codesal passou a atuar no nível de alerta máximo, acionando sirenes de alerta nas localidades de Baixa do Cacau, Bom Juá, Voluntários da Pátria, Vila Picasso e Calabetão, e orientando os moradores a deixarem as suas casas para se dirigirem aos abrigos de acolhimento.
A previsão para esta quarta-feira é de mais chuvas moderadas a fortes, com risco contínuo de alagamentos e deslizamentos de terra. A população deve ficar atenta e, em caso de emergência, acionar o número 199 para que equipes de engenheiros, arquitetos e geólogos possam realizar vistorias e intervenções necessárias. A ligação é gratuita.
Classificação Indicativa: Livre
Cinema em casa
Bom e Barato
melhor câmera
Super descontos
linda caixa de som