Salvador

Comando geral da PM fala sobre as mudanças no carnaval: “A Barra está saturada para determinados eventos”

Paulo M. Azevedo/BNews
Coutinho disse que a Barra já não comporta determinados eventos  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo/BNews

Publicado em 06/06/2022, às 22h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho, comentou sobre a possibilidade da transferência do circuito Barra-Ondina para a região do Centro de Convenções, na Boca do Rio, em Salvador. Ao BNews, na noite desta segunda-feira (6), Coutinho disse que a Barra já não comporta determinados eventos.

"Entendo que mudança dessa natureza tem que ter uma boa discussão ouvindo todos os segmentos. Em outra época falou-se em ir também para Paralela. A Barra há muito tem demonstrado que está saturada para determinados eventos. O público [fica] comprimido. Como Avenida Sete também. Uma área com mais largura inibiria até as brigas típicas dessas festas. Porém, muitos fatores e interesses interferirão para uma mudança dessa", disse.

O que dizem os moradores

Nesta segunda-feira (6), o BNews conversou com o diretor de Comunicação e Relações Públicas da Associação de Moradores e Amigos da Barra (Amabarra) Waltson Campos. Ele conta que desde 2017 a instituição vem pleiteando uma cadeira junto ao Comcar para tratar do assunto.

"Lá eles ouvem várias entidades, tem PM, hoteleiros, donos de camarotes, mas as comunidades são colocadas de escanteio e isso a gente vem tentando faz tempo, mas não conseguimos. Já chamamos os gestores, fomos ao Ministério Público para tentar moldar um novo formato, nós não somos contrários ao carnaval aqui na Barra, somos contrários ao modelo atual, trio e camarote. Observamos que o número de pessoas está crescendo e com isso veio trazendo outros problemas, aumentados pela quantidade de apresentações que vieram pra Barra depois que grandes artistas deixaram de se apresentar no Campo Grande. A violência aqui aumentou muito porque a polícia já não consegue chegar aos pontos críticos", disse.

Campos ressaltou que ao receber a notícia de que havia sido levantada a possibilidade de mudança no circuito, que a Amabarra tentou contato com a prefeitura, mas "ninguém quis falar" sobre o assunto.

"Do jeito que está é uma tragédia anunciada e vai pegar mau pra quem estiver gerindo tudo isso. Somos favoráveis que se não der para transferir todo que mude a grade pra que não fique concentrado apenas aqui na Barra, não somos contra o carnaval e estamos dispostos a conversar. As vezes fica parecendo que os moradores que não querem, mas tanto os moradores daqui como de Ondina são colocados em escanteios e acho que não é bem por aí, acho que deveria ter uma conversa com todos os atores do carnaval".

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp