Salvador

Confira 5 locais gratuitos para curtir Dia das Crianças em Salvador

Valter Pontes/Secom
No Dia das Crianças, comemorado nesta quarta-feira, 12 de outubro, público da capital baiana também tem opção gratuita de lazer  |   Bnews - Divulgação Valter Pontes/Secom
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 12/10/2022, às 06h10


FacebookTwitterWhatsApp

Bom mesmo é ser criança. Por isso, não faltam motivos para comemorar o Dia das Crianças, celebrado nesta quarta-feira, 12 de outubro, e que inclusive coincide com o feriado nacional de Nossa Senhora de Aparecida. O dia, que é de folga para a maioria dos brasileiros, é marcada por passeios em família e muitas opções de lazer e diversão para a criançada. Em Salvador, é possível comemorar a data em locais de acesso gratuito e que têm tudo a ver com o momento. 

Entre as opções, estão alguns dos principais e mais frequentados parques públicos da cidade, onde é possível proporcionar às crianças o contato com a natureza, além de espaços para correr, brincar e ser criança à vontade. Para isso, o BNews preparou uma lista com 5 locais gratuitos para curtir o Dia das Crianças. 

Confira:

Parque da Cidade - Também chamado de Parque Joventino Silva, a atração fica entre os bairros da Santa Cruz e Itaigara e dispõe de espaços para lazer, cultura, esporte e natureza. É o local ideal para andar de bicicleta, patins, patinete, skate, etc. O parque também é uma ótima sugestão para quem pretende realizar piqueniques ao ar livre.

Reprodução/Google Maps
Reprodução/Google Maps 

Parque dos Dinossauros - Localizado na Rua Professor Manoel Ribeiro, no bairro do Stiep, o Parque Lagoa dos Dinossauros é um espaço para toda a família se divertir vendo réplicas de Velociraptor, Dilofossauro, Braquiossauro e muito mais. O equipamento de convivência, pesquisa e lazer com um clima de pré-história já pode, inclusive, ser visitado sem a necessidade de agendamento. 

Brenda Viana e Dinaldo Souza / BNews
Brenda Viana e Dinaldo Souza / BNews 

Parque dos Ventos - Com 85 mil metros quadrados, o equivalente a 12 campos de futebol), o Parque dos Ventos, localizado na Av. Otávio Mangabeira, no bairro da Boca do Rio,  oferece 14 opções de lazer e espaços esportivos. O espaço fica de frente para o mar e tanto os equipamentos quanto os brinquedos são pensados para a população de todas as idades.

Valter Pontes/Secom
Valter Pontes/Secom

Parque de Pituaçu - É um local imperdível para quem deseja realizar um passeio com muita cultura, esportes e contato com a natureza. Além de ser a maior reserva ecológica da cidade, o Parque de Pituaçu é palco de trilhas ecológicas e também realiza diversas atividades culturais, como exposições, feiras de livros e sessões de leitura. Lá, também é possível conhecer a Lagoa de Pituaçu, que pode ter toda sua extensão explorada de forma divertida e em família. 

Sema
Divulgação Sema-BA

Parque Zoobotânico Getúlio Vargas -  Localizado no bairro de Ondina, o Zoológico de Salvador é considerado um centro de referência na preservação dos animais silvestres ameaçados de extinção e pertencentes à fauna brasileira. Com entrada gratuita, o local é uma das melhores opções de passeio para as crianças na capital baiana. Atualmente, o Zoo Salvador mantém mais de mil animais, entre eles diversas espécies de aves e cobras, ursos, jacarés, macacos, leões, girafas e muito mais.

Reprodução Instagram/ @zoosalvador
Reprodução Instagram/ @zoosalvador

Outras opções 

Além das tradicionais opções gratuitas de lazer da capital baiana, neste Dia das Crianças, há ainda a opção de aproveitar os espaços culturais da prefeitura, que preparou uma programação especial para a data comemorativa. 

Durante esta semana, uma série de atrações animam os pequenos em pelo menos equipamentos culturais da Prefeitura de Salvador, que poderão ser visitados gratuitamente nesta quarta-feira, entre eles a Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai (Rio Vermelho), Casa do Carnaval da Bahia (Praça da Sé) e espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana e Carybé das Artes (Barra). 

Dentre as atividades estão contação de histórias, visita guiada, oficinas e brincadeiras, entre outras opções de diversão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp