Salvador

Confira o funcionamento dos serviços públicos de Salvador de sexta a domingo

Divulgação/PMS
O Dia do Servidor Público foi transferido para novembro na esfera estadual, mas mantido no dia 28 de outubro pela prefeitura de Salvador  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PMS

Publicado em 27/10/2022, às 06h00   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

O expediente de alguns serviços municipais estará suspenso nesta sexta-feira (28), em virtude das comemorações do Dia do Servidor Público. A retomada do funcionamento será na segunda (31). O Dia do Servidor Público foi transferido para novembro na esfera estadual, mas mantido no dia 28 de outubro pela prefeitura de Salvador.

Considerando o segundo turno das eleições, que ocorrerá no domingo (30), a prefeitura vai manter o funcionamento dos serviços essenciais em Salvador, com preservação do patrimônio, monitoramento e ordenamento do trânsito, a circulação dos ônibus, além do atendimento emergencial de saúde. O projeto Ruas de Lazer será suspenso no domingo por causa do segundo turno das eleições.

Confira:

Trânsito

Agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuarão normalmente nas ruas. As equipes do órgão de trânsito vão intensificar o monitoramento nas vias de grande movimentação de entrada e saída da cidade, como a rodoviária, o terminal do ferry-boat, a Feira de São Joaquim e a Avenida Luís Viana (Paralela).

O Núcleo de Operação Assistida (NOA) também estará atento ao tráfego 24h, durante todo o período, por meio das câmeras de videomonitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze de Lei Seca também serão realizadas normalmente na sexta-feira.

Já os setores de defesa de notificações e de protocolo não funcionarão na sexta. As notificações com previsão de vencimento nesses dias serão prorrogadas para o dia útil subsequente, ou seja, para a segunda-feira.

Caso o cidadão queira fazer abertura dos serviços de defesa, apresentação de condutor, ou recurso à Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari), no dia em que o expediente presencial estiver suspenso, poderá fazer os procedimentos online.

Na sexta-feira, os atendimentos no setor de liberação de veículos apreendidos nos pátios acontecerão normalmente. O cidadão pode entrar em contato pelo Fala Salvador, no número 156, ou pelo aplicativo NOA Cidadão.

Ruas de Lazer
Devido ao segundo turno das eleições, o projeto Ruas de Lazer será suspenso no domingo. A Avenida Magalhães Neto, na Pituba, e algumas vias do bairro de Patamares, na região do Greenville, não serão interditadas para a prática de atividades esportivas e recreativas.

Transporte
Os ônibus, ascensores (Elevador Lacerda e planos inclinados) e a Travessia Marítima Plataforma-Ribeira funcionarão normalmente na sexta. A Coordenação de Transportes Especiais (Cotae) e o setor de Protocolo da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) não farão atendimentos administrativos.

Já no domingo de eleições, os ônibus vão operar com frota normal de dia útil, sem a cobrança de tarifa, no período das 6h às 20h.

O Elevador Lacerda vai funcionar das 7h às 19h e o Plano Inclinado Liberdade/Calçada, das 7h às 17h. Esses dois modais também estarão transportando passageiros gratuitamente no domingo.

Já o Terminal Marítimo Plataforma-Ribeira, disponibilizará embarcações das 7h às 19h, com a cobrança normal da tarifa.

Educação
As aulas serão suspensas na sexta-feira e retomadas na próxima segunda-feira (31).

Prefeituras-Bairro, Simm e SAC do Empreendedor
O atendimento será suspenso nesses locais na sexta-feira e retomado na próxima segunda-feira.

Saúde
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionarão 24h. As demais unidades de saúde retomarão o atendimento a partir das 8h da próxima segunda-feira.

Fiscalização e urbanismo
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) intensificará a fiscalização no feriado do Servidor Público em regime de plantão, inspecionando a regularidade dos estabelecimentos comerciais e eventos em Salvador. Na sexta, o atendimento presencial estará suspenso no órgão.

Os agentes também vão realizar operações de combate à poluição sonora, publicidade e construção irregular. As denúncias de poluição sonora devem ser feitas através do Fala Salvador 156 ou pelo aplicativo Sonora Salvador.

Guarda Municipal
Um efetivo de 100 agentes estará de plantão, atuando em serviços diversos, com rondas em parques, apoio às ações de fiscalização da Sedur, Transalvador e Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), além de patrulhamento preventivo e reforço à fiscalização na orla.

Espaços culturais
Os espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), incluindo o museu Cidade da Música da Bahia, a Casa do Rio Vermelho, o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, o Carybé das Artes e a Casa do Carnaval, funcionarão normalmente na sexta-feira, fechando apenas no domingo, devido às eleições.

O Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro, abre sexta-feira com as exposições Salvador na Linha de Marisa Vianna e Memorial Gregórios (exposição permanente). Já a Casa do Benin, no Pelourinho, fechará na sexta e abrirá no sábado (29).

Defesa Civil
O órgão funciona ininterruptamente, em regime de plantão 24h, para atender às solicitações. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato com a Codesal, de forma gratuita, pelo telefone 199.

Promoção Social
As Unidades de Acolhimento Institucional (UAI), o encaminhamento para a concessão de benefícios eventuais (auxílio-funeral e auxílio-moradia) e o Serviço Especializado em Abordagem Social funcionarão normalmente de sexta a domingo.

Os atendimentos agendados relacionados ao Cadastro Único na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre – Comércio) e o CadÚnico Itinerante funcionarão na sexta e no sábado. Os Restaurantes Populares de Pau da Lima e São Tomé de Paripe abrirão na sexta-feira.

Salvamar
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) manterá o efetivo normal de salva-vidas, distribuído por uma média de 28 postos instalados entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp