Salvador

Confusão, espera e problemas no Terminal São Joaquim marcam travessia neste sábado (7)

Joilson César/BNews
No Terminal, principal ligação entre Salvador e a Ilha de Itaparica, motoristas aguardam entre 2h30 e 3h para embarcar  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 07/01/2023, às 12h56   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

A movimentação de saída de Salvador, através do Terminal São Joaquim, é intensa neste sábado (7), primeiro final de semana de 2023 após o Réveillon. No ferry, principal ligação entre Salvador e a Ilha de Itaparica, motoristas aguardam entre 2h30 e 3h para embarcar. Embora não seja feriado, passageiros amargam a demora semelhante aos períodos de Natal e Ano Novo. No local, reclamação e problemas na estrutura do espaço foram pontuados por usuários à equipe do BNews.

Aguardando há 2 horas, o operador de áudio Lucas Nascimento, 39 anos, reclamou do serviço. “Faça chuva ou sol, isso aqui está sempre com fila e confusão. A gente vem porque jeito não tem”, disse o usuário que esperava para embarcar para Caixa Prego junto com esposa e filhos. Mais adiante, um senhor também se queixava da demora para travessia. “Anos e anos e nunca melhora. Ninguém faz nada para melhorar. Eu viajo todo final de semana e é sempre a mesma coisa”, descreveu.

Com as filhas, de 5 e 7 anos, a comerciante Maria Amélia Silva, 48 anos, esperava no espaço reservado a pedestres. Embora a fila estivesse um pouco menor, passageiros também comentavam sobre a demora e falta de informação sobre horário de saída dos ferries. “Ninguém sabe nada, não achamos um funcionário para passar informação. Eu estou quase desistindo”, falou a usuária.

Segundo a Internacional Travessias, responsável pelo serviço, quatro ferries estão em operação. O tempo de espera para usuários em veículos é de aproximadamente 2h30. Ainda segundo a empresa gestora, para pedestres há movimento, mas sem grande espera porque os ferries levam muita gente de vez. As saídas das embarcações ocorrem de hora em hora.

Mais problemas –  O piso tátil totalmente danificado nas rampas de acesso as catracas do terminal provocou a queda do aposentado José Ricardo Mendonça, 70 anos. Ao tentar descer, o idoso derrapou e teve um leve ferimento por conta da queda. “Um absurdo! Tomei uma querida e feri meu joelho. Olha como está esse chão escorregadio. Ninguém está vendo isso? ”, questionou o usuário.  

No Terminal Turístico Náutico da Bahia, no Comércio, o movimento também é intenso neste sábado (7). Segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), o sistema opera com uma frota de 16 embarcações, sendo 10 com destino a Mar Grande e 6 fazendo a travessia Salvador Morro de São Paulo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp