Salvador

Escritora lança livro que reflete sobre a marginalização das catadoras de materiais recicláveis em Salvador

Joilson César/BNews
A obra, que é bilíngue, dá visibilidade às histórias dessas mulheres e celebra a resiliência e a força que elas têm diariamente  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews
Lindaura Berlink

por Lindaura Berlink

[email protected]

Publicado em 21/09/2023, às 21h09 - Atualizado às 22h37


FacebookTwitterWhatsApp

'Catadoras de Luxo'. É dessa forma que a escritora Laíze Lantyer identificou as catadoras de materiais recicláveis de Salvador em sua obra 'Catadoras de Luxo: heroínas (in)visíveis', que foi lançada nesta quinta-feira (20), na Livraria Leitura, na capital baiana.

Segundo a autora, o livro traz uma reflexão, através de fotos e relatos, sobre a marginalização e importância dessas mulheres.

"A indústria da reciclagem é milionária e no processo da catação, eles [catadores] normalmente não são incluídos e ficam, literalmente, à margem do sistema produtivo", relatou Laíze.

Também esteve presente no evento, a catadora de resíduos Luciana Ferreira de 45 anos. A mulher, que é vive há 14 anos separando os materiais recicláveis do subúrbio de Salvador, afirmou que tem orgulho do trabalho porque "Foi a porta que se abriu para mim e é através dele que eu não deixo faltar comida ao meus filhos".

A obra, que é escrita em português e em inglês, também mergulha de vida de Anemone Santos de 39 anos. A mulher, que é presidente da Associação de Catadores da Bahia, espera que o livro abra caminhos para outras trabalhadoras invisíveis. 

"Eu tenho esperança que esse projeto das 'Catadoras de Luxo' cheguem em outras catadoras que precisam ecoar vozes e se sentirem vivas", desabafou a catadora.

Ainda durante entrevista ao BNews, Laíze Lantyer não conseguiu conter a felicidade de ver a transformação uma ideia em um livro. "Tô muito emocionada de ver um projeto de 2019 reunido em algo material. Dar visibilidade às histórias dessas mulheres e celebrar a resiliência e a força que elas demonstram diariamente, é um sentimento de missão cumprida", finalizou a escritora.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp