Salvador

"Estamos em estado de alerta", afirma Codesal sobre chuva em Salvador

Divulgação
temporal que atinge A capital é causado por um fenômeno meteorológico que intensifica a quantidade de chuva  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/03/2022, às 20h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A chuva que atinge Salvador e região metropolitana vem causando prejuízos e transtornos para a população, como ruas alagadas e muito congestionamento. O tempo instável também segue deixando a Defesa Civil de Salvador (Codesal) em estado de alerta por causa das áreas com risco de deslizamento e desabamento na capital. Entretanto, até o momento ainda não foi acionada a sirene de emergência.

Em entrevista ao BNews Agora, da Piatã FM, o diretor geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, explicou que acionamento das sirenes alerta os moradores, que vivem a áreas de risco, para evacuar os imóveis e se dirigirem para o ponto de acolhimento previamente estabelecido. A ação, que utiliza o parâmetro elaborado pelo Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) de 150mm em 72 hora, previne ocorrências graves. "É preciso destacar que a gente só notifica a pessoa para deixar o imóvel quando esse é o único caminho. É uma medida para salvar vidas", enfatiza o diretor

O temporal que atinge a capital é causado por um fenômeno meteorológico que intensifica a quantidade de chuva. "Salvador como um todo recebeu grandes acumulados de chuva, que trouxeram inúmeros danos", destaca Sosthenes Macêdo.

O diretor também destaca que equipes do órgão estão de plantão 24 horas por dia para atender ocorrências. "A Codesal e os órgãos parceiros do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil continuam de prontidão para atender as demandas da população no sentido de evitar perdas de vidas em um instante em que se agravam as incertezas trazidas pelas mudanças climáticas, o que reforça a importância da ação cotidiana do sistema de defesa civil", conclui.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp