Salvador

Feira de Artes promove a cultura do artesanato em Salvador

Dinaldo Silva/BNews
A nona edição da Feira de Artes, que valoriza a chegada da Primavera, abre espaço para famílias e artesãos  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews
Pedro Moraes

por Pedro Moraes

[email protected]

Publicado em 24/09/2022, às 12h41



Sol forte, espaço aberto e visitação gratuita. Sob essas condições, a Feira de Artes da Primavera está acontecendo na Praça 2 de Julho, localizada no Campo Grande, em Salvador. A nona edição do evento apresentou uma diversidade, vista historicamente nas edições passadas, de produtos com um aspecto em comum: o artesanato.

Desde utensílios rústicos à bonecas feitas à mão, o público soteropolitano tem uma gama de opções para abrilhantar ainda mais suas residências ou até mesmo presentear terceiros. Entre as comerciantes, estava Soraya Khutbi, de 32 anos. Apostadora na arte do artesanato, ela começou o trabalho por causa da família.

É que, segundo Soraya, com a gestação do primeiro filho, João, de 6 anos, em 2016, a necessidade de confeccionar acessórios, brinquedos, entre outras peças, resultou no amor pela arte. A influência se tornou ainda maior após o nascimento da segunda filha, Maria Cecília, de 4 anos.

Presente no evento, ela contou que, por causa da vivência familiar, acredita na capacidade de, além de ganhar uma renda no evento, fortalecer os laços entre as famílias.

"O movimento aqui está muito bom, tem pessoas visitando e prestigiando as minhas criações. Estou aqui com o objetivo de expor a nossa arte, inspirar outras mulheres e fazer com que a nossa arte chegue à outras famílias e crie memórias afetivas."

Ainda segundo a artesã, que possui uma loja virtual @lacosdamemeca, cujo nome é uma homenagem à filha, o diferencial dos produtos vendidos na Feira de Artes é justamente a personalização mediante o artesanato.

"Esses produtos artesanais são exclusivos, contêm gostos, personalidades, que fazem a diferença. Mesmo que outras pessoas façam o mesmo produto, sempre ele vai ser individual e personalizado conforme cada criador”, analisa Soraya Khutbi.

Outra artesã que estava na Praça 2 de Julho, na manhã deste sábado (24), foi Silvia Meneses. Com mais de 44 anos de atuação na área, ela levou até a Feira, uma diversidade de bonecas para todos os gostos.

“Estou vendendo bonecas desde as mais simples até as mais elaboradas. Desde pequena tenho essa criatividade de pegar um objeto e transformá-lo em algo mais desenvolvido, com o uso das minhas mãos. Aí aplico as técnicas que aprendi ao longo da vida, por meio de cursos, como modelagem”, explica a artesã.

Festival da Primavera

A capital baiana retomou o Festival da Primavera, realizado pela Prefeitura de Salvador, após dois anos de suspensão por causa da pandemia da Covid-19. O evento acontece desde o dia 15 de setembro e vai ocorrer até este domingo (25), com uma programação diversificada.

Além de feiras de rua, shows, apresentações teatrais, esporte, eventos gastronômicos e ações de lazer para todas as idades fazem parte do evento. Mais de dez bairros sediam o festival, como por exemplo, Monte Serrat, Periperi, Cajazeiras, Boca do Rio, Rio Vermelho, Centro Histórico, entre outros.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp