Salvador

Ambulantes comemoram volta da Lavagem do Bonfim e apostam em grande quantidade de fiéis

Arquivo / BNews
Ambulantes acreditam que milhares de fiéis irão se reunir em frente à Igreja do Bonfim  |   Bnews - Divulgação Arquivo / BNews

Publicado em 10/01/2023, às 16h25   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

A tradicional festa em comemoração do Dia do Senhor do Bonfim volta a ser realizada nesta quinta-feira (12), após dois anos paralisada, devido às restrições sanitárias da Covid-19. Um modúlo de saúde já foi montado no largo do Bonfim. 

A festividade costuma reunir milhares de fiéis de todas as partes do Brasil, e, existe a expectativa entre os ambulantes que a edição de 2023 seja uma das mais movimentadas, justamente por conta do tempo de paralisação.

Ao BNews, o ambulante Antônio Carlos, de 60 anos, dono do tabuleiro Tenda do Berimbau, afirmou que "por estarmos há dois anos sem a festa, que é uma das mais tradicionais da fé católica, a quantidade de fiéis presentes deverá ser muito alta".

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

A ambulante Maria da Conceição Carvalho, que trabalha no largo do Bonfim há 56 anos, disse que  também acredita na presença de muitos fiéis na próxima quinta-feira (12). "O Senhor do Bonfim é muito querido e esse espaço vai ficar pequeno para a quantidade de reliogiosos que estarão aqui". 

Apesar de comemorar a volta da festa, nem tudo são flores. Os ambulantes também reclamam que os tabuleiros não estão autorizados a ficar em frente à Igreja durante a Lavagem do Bonfim. "Nós, que estamos credenciados, só estamos autorizados a colocar um isopor com bebidas e trabalhar com as fitas e chaveiros", comentou Antônio.

Maria da Conceição também se mostrou insatisfeita com a impossibilidade de manter sua barraquinha durante a festa. "A gente trabalha o ano todo e quando chega na festa, que é o momento de maior lucro, nós temos que desocupar o lugar para dar para outra pessoa trabalhar. Ta errado!". 

"Nós tomamos chuva, sol e sereno, mas quando chega o momento de ganhar dinheiro, temos que ficar aqui apenas com as fitinhas na mão", ressaltou a ambulante. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp