Salvador

Fiéis lotam Colina Sagrada da Basílica do Bonfim durante missas na Sexta-feira da Proteção

Divulgação
Missas são realizadas de hora em hora durante todo o dia  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 05/01/2024, às 14h22


FacebookTwitterWhatsApp

Milhares de fiéis passaram pela Colina Sagrada, onde fica localizada a Basílica Santuário Senhor do Bonfim, na manhã de hoje (5), durante a Sexta-feira da Proteção. Trata-se da primeira sexta-feira de 2024, e tradicionalmente os devotos vão pedir proteção para o ano que se inicia.

Se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Desde às 5h, as missas de hora em hora foram todas lotadas. A última será às 17h. Quem quiser levar o pedido por escrito vai poder depositá-lo em uma das caixas de pedidos que serão espalhadas entre a igreja e a praça que fica em frente à basílica. 

Em entrevista ao BNews, o padre Edson de Menezes, pároco da Basílica do Senhor do Bonfim, falou sobre a importância das celebrações desta sexta: "Qual o objetivo de estarmos aqui? Pra que essa multidão toda? Porque estamos pedindo proteção do Senhor do Bonfim pra o ano que está iniciando, porque queremos vencer, porque queremos alcançar algum milagre, porque queremos que os nossos projetos sejam realizados. Tudo queremos alcançar com Ele. Queremos caminhar com ele que é o nosso caminho, a nossa verdade e a nossa vida". 


O padre também falou sobre os preparativos para a tradicional Lavagem do Bonfim, que acontece na próxima quinta-feira (11). "Está tudo organizado. Estaremos saindo lá da Conceição da Praia às 7h e como diz o povo, quem tem fé vai a pé, então já estou me preparando fisicamente pra caminhar de lá até aqui.  Acredito que mais de 2 milhões de pessoas devem fazer o trajeto", explicou ao BNews. 


Padre Edson também falou sobre a importância deste ano, em que se comemora 170 anos da Igreja: "São 170 anos da inauguração da Igreja do Bonfim. A igreja foi inaugurada no dia 24 de junho de 1754, portanto é um ano jubilar, um ano em que teremos uma programação intensa, começando agora, mas que vai se estrender durante o ano todo dizendo a Deus muito obrigado pela existência desse lugar".


A devota Rita tem um motivo ainda mais especial para comparecer à Basília nesta sexta. É seu aniversário de 63 anos: "Todo baiano tem essa data no coração, na vida, em tudo.  O Senhor do Bonfim é nosso guia,l nosso protetor. É como o padre diz, quem tem fé vai a pé, então quem tem fé está aqui. E hoje estou comemorando meus 63 anos de idade. E na Lavagem é louvando, agradecendo, pedindo. A gente não para nunca". 


Já a devota Marta falou sobre a emoção da celebração. "Para mim é muito importante porque a gente vem não só pedir, mas agradecer ao Senhor do Bonfim por mais um ano que se inicia. Pedir proteção, saúde, paz, mais amor, e bênção", disse. Questionada se iria à Lavagem na quinta-feira, Marta foi enfática: "com certeza! Estarei lá firme e forte. Só não irei se o Senhor do Bonfim não me permitir, mas esatarei lá".


Entre tantos devotos na Colina Sagrada, a baiana Bruna faz questão de reforçar a tradição da Sexta-feira da Proteção: "Com certeza. Pra mim que sou baiana tem um significado diferente. Eu sempre venho toda primeira sexta-feira do mês e na primeira sexta do ano não poderia ser diferente, pra agradecer a Deus pelo ano que passou".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp