Salvador

Forças de segurança atuam em conjunto durante Carnaval de Salvador; saiba detalhes

Bernardo Rego/ BNews
Equipes do corpo de bombeiros, guarda civil e Samu estiveram em um simulado no Farol da Barra  |   Bnews - Divulgação Bernardo Rego/ BNews
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 01/02/2024, às 15h58


FacebookTwitterWhatsApp

O início do Carnaval de Salvador se aproxima e com isso os órgãos que compõem a segurança pública da Bahia se preparam para atuar e entregar um evento onde a segurança do folião seja o principal destaque. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!


A equipe de reportagem do BNews esteve, na tarde desta quinta-feira (1), na região do Farol da Barra, para acompanhar um simulado de resgate a possível vítimas, coordenado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com apoio do Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia Técnica e Guarda Civil Municipal.


Em entrevista ao BNews, a representante do DPT, Liz  Brito, comentou a respeito da atuação do órgão em casos de ocorrências com vítimas fatais, além de todo o preparo da equipe para atuar em eventos de massa. “O DPT atua após a liberação do local e constatação de vítimas fatais. Uma equipe é deslocada para fazer uma avaliação de cenário e posteriormente uma equipe de peritos é deslocada para fazer o recolhimento de corpos e/ou parte de corpos, vestígios vinculados, não vinculados e vestígios vinculados com risco de perda. Todos esses elementos são de extrema importância para uma posterior identificação do corpo”, pontuou. Brito acrescentou ainda que eventos de massa possuem um potencial maior para acidentes, mas pontuou que as equipes estão devidamente treinadas. 


O inspetor da guarda civil municipal, Marcelo Silva, salientou que a atividade do simulado foi extremamente necessária para testar a capacidade de seguir os protocolos em caso de haver alguma ocorrência de alta complexidade. Ele afirmou ainda que mais de 1000 guardas estarão atuando durante o carnaval com o patrulhamento preventivo.


O coronel do Corpo de Bombeiros, Jadson Oliveira, em conversa com o BNews, disse que a corporação está preparada para proteger e atuar a favor da população. Comentou ainda que as principais ocorrências são de atendimento pré-hospitalar, mas fez questão de pedir que o folião, ao ingerir bebida alcoólica, não dirija o seu veículo para retornar para casa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp