Salvador

Governo do Estado oferta 20 mil mamografias no Outubro Rosa

Divulgação
Governo do Estado ofertará 20 mil exames de mamografia para mulheres entre 40 e 69 anos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 01/10/2023, às 07h09   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo do Estado ofertará 20 mil exames de mamografia para mulheres entre 40 e 69 anos, bem como mais de 2,7 mil consultas com ginecologistas e mastologistas. Em Salvador, a ação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) tem início em 1º de outubro e vai até 4 de novembro.

Com 100% dos atendimentos por agendamento, as consultas devem ser realizadas através do site http://outubrorosa.saude.ba.gov.br .

De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, haverá uma grande ação no dia 1º, na capital baiana, para marcar o início da campanha. “No Largo de Roma, defronte ao Hospital da Mulher, teremos atendimentos agendados para os serviços de saúde. Serão cerca de 1.000 atendimento entre exames de mamografia e preventivo, consultas com ginecologista e mastologista, além de nutrição. Também teremos rodas de conversa, musicoterapia e atividades de valorização da beleza feminina”, afirma a secretária.

Ainda em Salvador, as quatro unidades móveis da Sesab farão atendimento de segunda a sábado, das 7h às 18h, exceto nos feriados de 12 de outubro e 2 de novembro. Cada veículo tem a capacidade de realizar até 150 mamografias por dia e estarão em pontos estratégicos, como Uneb do Cabula, Salvador Norte Shopping e Vila Militar dos Dendezeiros.

Os requisitos exigidos são: ão ter feito o exame a menos de seis meses, não ter feito cirurgia na mama e ter entre 40 e 69 anos. E no dia do exame deve levar o RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Não é necessária a requisição médica.

Consultas e exames

Ao longo do mês de outubro, a Secretaria da Saúde do Estado ofertará mais de 2.700 consultas, sendo 2.502 no Hospital da Mulher e 240 no Centro Estadual de Oncologia (Cican), ambos na capital baiana.

O Hospital da Mulher, localizado no largo de Roma, fará 1.755 atendimentos de ginecologia ofertados através do sistema Lista Única, que contempla as demandas cadastradas pelos 417 municípios. Além disso, 747 consultas com mastologistas poderão ser agendadas exclusivamente pelo site http://outubrorosa.saude.ba.gov.br, tendo como pré-requisito a requisição médica ou um exame indicando alteração na mama. As consultas ocorrerão aos finais de semana de outubro, tendo início no dia 1º (domingo) e encerramento no dia 29.

Ainda em Salvador, o Centro Estadual de Oncologia (Cican) também ofertará consultas especializadas com mastologistas. Serão 240 avaliações nos dias 7 e 21 de outubro, sendo 120 consultas por dia. A unidade ainda disponibilizará 160 vagas para realização do exame de mamografia através da Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem, sendo também agendados pelo site.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp