Salvador

Idoso morre na fila de espera para atendimento no CadÚnico em Salvador

Otávio Santos/Secom/PMS
Idoso tinha 70 anos e chegou no local já sentindo mal-estar  |   Bnews - Divulgação Otávio Santos/Secom/PMS
Maycol Douglas

por Maycol Douglas

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Publicado em 27/08/2024, às 15h40



Um idoso de 70 anos acabou morrendo enquanto esperava atendimento na sede do Cadastro Único (CadÚnico), na manhã desta terça-feira (27), no bairro do Comércio, em Salvador.

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A vítima foi identificada como Jorge Luiz Moreira. A reportagem do BNews entrou em contato com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e recebeu a informação de que o idoso já chegou no local sentindo um mal-estar.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), assim como da Sempre, foram acionadas, se deslocaram até o local e realizaram os procedimentos necessários. Após o óbito ser constatado, o corpo do idoso, juntamente com seus acompanhantes foram encaminhados para a UPA dos Barris, onde receberam ajuda socioassistencial.

CONFIRA A NOTA DA SEMPRE:

"A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) comunica que o idoso Jorge Luiz Moreira (70 anos) chegou para atendimento no Cadúnico já apresentando mal estar. Assim que os técnicos verificaram a situação, o conduziram para um local reservado, para que fosse atendido de maneira eficiente e respeitosa. 

A pasta informa, ainda, que a equipe do SAMU também foi acionada e de imediato realizou os procedimentos necessários. Constatado o óbito, o corpo do idoso, bem como seus acompanhantes, foram encaminhados para a UPA dos Barris, onde continuam sendo assistidos por equipe socioassistencial.

Sobre a estrutura de atendimento, a pasta comunica que a demanda aumentou esta semana, pois dia 31 de agosto é o último prazo para atualização do Cadúnico, apenas para cerca de seis mil pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), idosos e pessoas com deficiência, convocados pelo Governo Federal, sendo esta uma exigência do programa. 

Por isso, para estes atendimentos, a Sempre disponibiliza mais de 300 funcionários, na sede do serviço, onde é ofertado desjejum, e em outras 34 unidades como os CRAS, Prefeitura-Bairro e postos descentralizados, e ressalta que mais de duas mil visitas domiciliares já foram realizadas para fazer o recadastramento do público prioritário. 

Também como forma de ampliar o atendimento, um mutirão foi feito em 12 postos, no sábado (24) e domingo (25), resultando em cerca de dois mil atendimentos."

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