Salvador

Inauguração de ano letivo da rede municipal é marcada por protestos de pais de alunos contra Bruno Reis

BNews
Evento de abertura do ano letivo contou com a presença do prefeito Bruno Reis  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 06/02/2023, às 10h03 - Atualizado às 10h26   Bernardo Rego e Yasmim Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

O ano letivo na rede municipal de Salvador tem início nesta segunda-feira (6). A cerimônia de volta às aulas foi realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Castro Alves, no Imbuí, e foi marcada por protestos contra o prefeito Bruno Reis. Mães e pais denunciam a falta de estrutura nas unidades escolares para atender crianças portadoras de necessidades especiais.

A equipe de reportagem do BNews conversou com Keli Matos, mãe do pequeno Gabriel de 7 anos, portador de hidrocefalia. Ela contou que todas as escolas não possuem a estrutura mínima para receber as crianças especiais e que o filho dela já está há um ano sem estudar.


"Viemos aqui protestar porque não aguentamos mais. A escola não tem água, ventilador, ar condicionado, ou seja, as crianças estão passando sufoco. Meu filho já tem um ano sem estudar. Também não tem Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI)", ressaltou.


Ela comentou também que há mais de 20 crianças sem estudar devido a essas dificuldades. "Meu filho é portador de hidrocefalia, tem condições de aprender, mas as escolas não oferecem estrutura. Eu o ensinei a ler, mas escrever ainda não consegue. Se eu, que não sou professora, posso ensinar, imagine se ele tiver o suporte de um professor. Há mais de 20 crianças paradas sem estudar por conta dessa situação", comentou. Segundo Matos, seu filho vai amargar mais um ano sem frequentar a escola por falta de funcionários.


O evento de abertura do ano letivo teve a presença do prefeito Bruno Reis e da vice, Ana Paula Matos, além do secretário municipal da Educação (Smed), Thiago Dantas, dentre outras autoridades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp