Salvador

Instituto oferece exames gratuitos de creatina durante Semana Mundial do Rim

benchamat1234/ Istockphoto
A falta de prevenção leva as pessoas a descobrirem problemas no rim já em faase  |   Bnews - Divulgação benchamat1234/ Istockphoto

Publicado em 10/03/2024, às 06h50 - Atualizado às 08h23   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

Para celebrar a Semana Mundial do Rim, nos dias 14 e 15 de março, 100 exames de dosagem de creatinina, que identifica possíveis doenças renais, serão realizados gratuitamente pelo Instituto de Nefrologia Alayde Costa (INAC), que é referência no diagnóstico e tratamento de doenças renais.

A programação alusiva ao Dia Mundial do Rim do INAC, celebrado toda quinta-feira do mês de março, começa hoje, com uma caminhada promovida pela Sociedade Brasileira de Nefrologia - Regional Bahia (SBN), no Parque da Cidade, das 8h às 12h.

Ainda na programação, nos dias 12 e 13, serão realizadas atividades voltadas para acompanhantes de pacientes do INAC, com foco na conscientização sobre doenças renais, sua prevenção e a incorporação de práticas saudáveis no dia a dia.

“As ações promovidas no Dia Mundial do Rim visam alertar e conscientizar sobre casos de doenças renais, principalmente as crônicas, cujos pacientes têm que ser submetidos a sessões de hemodiálise continuamente”, explicou Fernanda Albuquerque, médica assistente do Instituto.

Ainda segundo a profissional, para serem atendidos no hospital, os pacientes precisam ser encaminhados através da Central de Regulação de nefrologia do Estado: "Atualmente atendemos 210 pacientes que realizam hemodiálise ambulatorial, com atendimento em três turnos de diálise, manhã/tarde/noite, de segunda a sábado, sem interrupção”, contou a médica.

Por fim, ela ressaltou que a clíica de Hemodiálise do Hospital Alayde Costa, está credenciado na rede 100% SUS para atendimento a pacientes de Salvador e municípios vizinhos, além de realizar serviços de diagnóstico e acompanhamento.

A falta de prevenção leva as pessoas a descobrirem problemas renais, como a Doença Renal Crônica (DRC), já em fase muito avançada. Segundo estimativa da Organização Internacional World Kidney Day, 10% da população mundial (850 milhões de pessoas) tem alguma doença renal crônica, que se não for tratada, pode ser fatal.

O Brasil tem dados crescentes de pessoas com DRC, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Atualmente, mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp