Salvador

Leroy Merlin cria ponto irregular para motoristas de app e desobedece ordem da Semob

Imagem Leroy Merlin cria ponto irregular para motoristas de app e desobedece ordem da Semob
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Leroy Merlin instalou ponto de aplicativo sem o conhecimento da pasta  |   Bnews - Divulgação
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

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Publicado em 27/02/2024, às 10h50


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Apesar de ser uma forasteira, a Leroy Merlin, que é de origem francesa, parece ter chegado a Salvador querendo mandar na cidade, mas acabou incomodando. Isso porque a rede de varejo, que inaugurou sua primeira loja na capital baiana em dezembro de 2023, teria passado por cima de uma ordem da prefeitura. A acusação partiu da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), que afirmou ao BNews que a loja instalou um ponto irregular para motoristas de transporte aplicativo em frente à unidade localizada na Alameda Euvaldo Luz, no Horto Bela Vista.

Veja:

De acordo com a Semob, o totem que indica o “ponto de aplicativo” foi instalado pela Leroy Merlin sem o conhecimento da pasta, em um local onde já havia ponto de táxi. “A Secretaria de Mobilidade informa que no local em questão já havia um ponto de táxi, e totem sinalizando o ponto de veículos de app foi instalado pela loja sem o conhecimento da pasta”, informou ao BNews.

Além de agir “pelas costas” da Semob, a rede de lojas teria desobedecido uma determinação da pasta. “Equipes da Secretaria já solicitaram que a loja removesse a sinalização, o que ainda não foi realizado”, relatou o órgão da prefeitura.

Chama a atenção ainda o fato de que o ponto de aplicativo irregular pode vir a prejudicar os motoristas de app, que correm o risco de serem multados ao utilizarem o local. “A Semob ressalta ainda que não há regulamentação para pontos de veículos de aplicativo, uma vez que estes são acionados através de plataforma virtual, e a parada se dá apenas para embarque e desembarque, seguindo as mesmas regras que os demais veículos particulares”, concluiu a pasta.

Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação da Leroy Merlin negou a acusação da Semob e garantiu que o ponto de aplicativo foi instalado com a autorização de órgãos da Prefeitura de Salvador.

Confira nota na íntegra:

“A Leroy Merlin esclarece que, até o momento, não recebeu notificações sobre o tema. Reforça, no entanto, que todo o projeto viário, inclusive para instalação de pontos para embarque e desembarque de passageiros foi validado pelos órgãos competentes, entre eles Sedur [Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano], Semob e Transalvador [Superintendência de Trânsito de Salvador]”.

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