Salvador

Limpurb recolhe mais de 370 toneladas de resíduos durante Réveillon em Salvador

Divulgação
Limpurub montou operação com mais de 1600 agentes para limpar Salvador  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/01/2024, às 19h41   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O Réveillon em Salvador agitou diversos pontos da cidade e, por conta disso, muito lixo ficou espalhado pelas ruas da capital baiana. Segundo balanço da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), foram retirdas mais de 370 toneladas de resíduos dos festejos.

A mega operação contou com suporte de 1.697 agentes e 112 equipamentos e foi montada para atender seis áreas de atuação contemplando diversos bairros do município e toda extensão de orla da Baía de Todos os Santos. Cerca de 91 toneladas de resíduos foram coletadas no trecho que compreende o Porto da Barra ao Jardim de Allah, sendo esta a região com maior geração de “lixo” durante a virada do ano.

O Festival da Virada Salvador 2024 também contou com uma operação especial, sendo necessário o suporte de 429 de agentes e 46 maquinários para efetuar a limpeza na Arena Daniela Mercury. Durante os cinco dias do evento, foram recolhidas aproximadamente 208,16 toneladas de resíduos úmidos, representando um aumento de 5,99% em relação ao ano anterior. O espaço contou ainda com 60 caixas contendedoras para resíduos secos e úmidos, 620 sanitários químicos e 21 banheiros climatizados.

Na visão do presidente da Limpurb, Omar Gordilho, o sucesso da operação se deve ao empenho e dedicação de cada um dos profissionais que atuaram para garantir a limpeza da cidade após as festas do Réveillon.  

“Nossos profissionais atuaram em esquema de plantão intensificando a limpeza principalmente nas regiões de orla que, devido ao grande fluxo de pessoas, acabaram concentrando um volume maior de resíduos gerados nesses espaços. Agradeço a todos os nossos agentes e toda equipe operacional que mais uma vez mostrou que a Limpurb está pronta para garantir uma cidade limpa antes, durante e após cada festividade”, destacou.

Recicláveis no Virada Salvador 2024

O evento contou ainda com a operação da COOPERBARI - Cooperativa Bariri, vencedora do chamamento público para a festa. Esta, por sua vez, convidou outras onze (11) cooperativas e associações para atuar conjuntamente na Central de Reciclagem da Virada Salvador.

A operacionalização dos resíduos recicláveis, durante o evento, ocorreu de três formas: resíduos separados no camarote; resíduos coletados pelos catadores dispostos pelo evento e entregues na Central e; resíduos provenientes das caixas contendedoras para ‘resíduos secos’ também entregues à Central. Ao final dos cindo dias da festa, os resíduos coletados no camarote somaram 2.720 kg, dos catadores autônomos pesaram 13.417 kg e das caixas contendoras 438 kg, finalizando em 16.575,60 kg de resíduos secos coletados.

Em comparação a mesma operação que ocorreu no Festival da Virada de 2022, os resíduos secos coletados aumentaram em 50,56%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp