Salvador
As mães de estudantes da Escola Gênesis, localizada no bairro do Costa Azul, em Salvador, denunciaram que a instituição tem sido omissa diante de casos de agressões e episódios de bullying envolvendo crianças do ensino fundamental.
Os relatos das genitoras apontam que, mesmo após diversas comunicações à coordenação, as famílias não perceberam medidas efetivas por parte da escola para resolver os conflitos entre os alunos.
Uma das mães, Beatriz Almeida, contou ao BNews que o filho vem sendo alvo de agressões físicas e verbais desde março deste ano. Segundo Beatriz, os episódios começaram de forma aparentemente leve, com empurrões e provocações durante o recreio, mas acabaram se agravando com o passar dos meses.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!
“Meu filho chegou em casa dizendo que um colega o empurrava, botava o pé para ele cair. No início, achei que fosse algo comum entre crianças. Mas depois ele contou que o colega deu um tapa no rosto dele, porque ele disse que o cabelo do menino parecia o do Neymar”, relatou em entrevista.
A mãe afirma que, ao procurar a escola, a resposta recebida a deixou frustrada e decepcionada: “A psicóloga (da escola) disse que meu filho precisava aprender a lidar com as emoções do colega. Eu questionei: por que ele tem que lidar com as emoções de quem o agride?”, contou.
De acordo com Beatriz, os episódios de agressões continuaram por cerca de dois meses, mesmo após repetidas tentativas de diálogo com a coordenação pedagógica da Escola Gênesis. Ela relata que o menino era alvo de apelidos ofensivos, xingamentos e até comentários racistas.
“Ele dizia que o colega o chamava de gordo, de comilão, e falava que o pai dele era macaco. Eu me senti impotente. A escola dizia apenas que o outro menino estava sendo acompanhado por psicóloga, porque havia sofrido agressões em outra instituição, mas nada mudava”, disse.
A mãe também relatou que, recentemente, o filho foi alvo de um novo episódio envolvendo a mesma criança. Segundo Beatriz, após uma comemoração de aniversário em sala, o menino ouviu o colega dizer que não comeria o bolo porque “a mãe dele colocou veneno nos lanches”.
Outra mãe, que pediu para não ter o nome divulgado, relatou uma situação semelhante envolvendo o seu filho que também estuda na escola: “Meu filho passou por bullying e, depois, por uma agressão coletiva em sala de aula. A escola foi avisada, mas não houve ação concreta. Precisei mudar meu filho de turno para tentar evitar novos problemas”, contou.
Ela também afirmou temer represálias por ainda ter um filho matriculado na instituição de ensino: “Peço apenas que meu nome não seja divulgado, porque ainda temos uma criança pequena lá. Só quero que a escola se responsabilize e acolha as famílias com mais cuidado”, disse.
Posição da escola
Em nota enviada ao BNews, a Escola Gênesis afirmou que mantém um “compromisso inabalável com a segurança, o bem-estar e a proteção integral dos estudantes”. A instituição também destacou que todas as situações de conflito são tratadas de forma “mediada e documentada”, com acompanhamento pedagógico e psicológico.
Nenhuma família fica sem escuta. Nosso corpo pedagógico acolhe com seriedade e sensibilidade todas as demandas que envolvem as crianças”, diz o comunicado.
A escola reforçou ainda que, por questões legais e éticas, não comenta casos específicos e não fornece informações que possam identificar os alunos envolvidos, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A reportagem também tentou contato com a mãe da criança apontada nos relatos como responsável pelas agressões, mas ela preferiu não se manifestar, com medo das represálias por parte das outras mães.
Enquanto isso, Beatriz e outras mães afirmam que já iniciaram o processo de transferência dos filhos para outras escolas: “Eu perdi a confiança. O que resolveu foi a minha própria atitude, não a da escola. E, como mãe, o que mais quero é que meu filho se sinta seguro para estudar”, concluiu.
Classificação Indicativa: Livre
Smartwatch barato
Imperdível
Limpeza inteligente
copa chegando
Super desconto