Salvador

Maio Amarelo: Diretor do Detran fala sobre campanha e motoristas opinam sobre o trânsito

Sanny Santana/BNews
Campanha chega, mais um ano, para conscientizar e evitar acidentes no trânsito  |   Bnews - Divulgação Sanny Santana/BNews
Sanny Santana

por Sanny Santana

[email protected]

Publicado em 18/05/2023, às 19h02


FacebookTwitterWhatsApp

Promovendo a conscientização no trânsito e a prevenção a acidentes, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) chega mais um ano com uma ação do 'Maio Amarelo', campanha internacional que reúne órgãos de trânsito de todo o país e do mundo.

Em entrevista ao BNews, o diretor do Detran, Rodrigo Pimentel, revelou que o departamento chega com novidades para a campanha.

"Neste ano, o Detran, como em todos os anos e ao longo dos meses, está com campanhas educativas nas mídias sociais, outdoor, seminários, reunindo todos os segmentos do Detran, e a novidade esse ano é que contratamos um instituto com objetivo de levar a parte lúdica, então estamos com os mímicos no trânsito, a peça teatral 'O Céu Já Tem Anjo Demais' em escolas públicas e em eventos celebrativos. Ainda temos a esquete musical com o mesmo grupo, o 'Motorista da Vez' para ir aos bares e restaurantes", explica.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Para Rodrigo, houve uma mudança quanto ao comportamento dos condutores ao longo dos anos, como a melhora em relação ao uso de cinto de segurança e a diminuição de infrações de alcoolemia, ou seja, infrações envolvendo o álcool.

Mesmo com as mudanças, a campanha chega ainda mais forte. Para causar ainda mais impacto, o departamento construirá uma espécie de "monstro" formado por sucatas de veículos. A representação do 'gigante' ficará exposta na Avenida Paralela, e o Detran eguirá com o movimento nacional sob o lema 'No trânsito, escolha a vida'.

Além disso, de acordo com o gestor, o foco deste ano será o uso do celular no trânsito e o consumo de bebida alcóolica entre os condutores. Vídeos nas redes sociais serão publicados como forma de conscientização.

O que dizem os motoristas

Foco principal das campanhas, os motoristas foram entrevistados pelo BNews nesta quinta-feira (18), data em que se iniciou a campanha do Maio Amarelo na Avenida Antônio Carlos Magalhães (Av. ACM) com o uso de mímicos. 

Entre os entrevistados, estava Tiago de Jesus Santos, motorista por aplicativo por elogiou a ação do Detran. "Conscientiza para que não se tenha acidentes, faz o motorista ter mais consciência no que faz, ter mais prudência, respeitar o pedestre e ciclistas", opina, declarando ainda que a intensa divulgação da campanha é de grande importância. 

Sem querer ser identificado, um outro motorista ainda falou sobre os constantes erros praticados por condutores na cidade e opinou sobre o que falta para que se tenha mais consciência no trânsito.

"Todos os dias tem acidente, todos os dias tem pessoas estressadas, que saem atrasadas para o seu trabalho e querem economizar tempo, então agem com imprudência (...) falta empatia e gentileza. As pessoas acham que só elas têm pressa em chegar em tal lugar, que tem horário para chegar, e não praticvam a empatia de ser gentil com o próximo. Não dão espaço para que as pessoas possam adentrar nas vias, não sinalizam o que vão fazer antes, não se colocam na posição correta nas faixas da via", relatou.

"Eu odeio dirigir dentro de cidade. Eu amo viajar, gosto de pegar estrada, já fui para Belo Horizonte dirigindo e os maiores acidente que sofri não foram na estrada, foram na cidade, onde as pessoas se sentem mais apressadas, acabam não sinalizando", declara.

O motorista ainda faz uma sugestão sobre uma forma de se evitar acidentes, mesmo quando você precisa usar o celular com urgência.

"Hoje a gente tem a central multimídia, que facilita a vida, mas, mesmo assim, as pessoas insistem em usar o celular, sendo que tem o Google, tem a Siri, que você pode mandar mensagem e responder sem precisar tirar a mão do volante", afirma, opinando ainda que ações de segurança no trânsito devem ser feitas todos os dias do ano pelos órgãos responsáveis e pela Polícia Rodoviária Federal.

Para o motorista por aplicativo Francisco Leal, o que falta para os motoristas é a "empatia". "Falta empatia, humaninade, falta que as pessoas sejam mais conscientes. As pessoas entram no carro e parecem que se tornam outras pessoas, mecânicas. Se o sinal abre, ela não tem paciência de esperar, se alguém vai dar ré ou estacionar, não tem espera. (...) Se alguem está dando ré ou vai fazer uma manobra, você tem que deixar a pessoa sair daquela dificuldade", opina.

Para outros três motoristas questionados, os erros mais cometidos por condutores hoje em dia são o uso do celular, algo que, para o entrevistado, "pode causar um grande problema em fração de segundos"; 'roubadinhas' no trânsito; pessoas que não respeitam o sinal; mudanças de faixa na pista sem a devida sinalização.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp