Salvador

Manutenção preventiva vai parar estação de esgoto no Rio Vermelho; saiba detalhes

Imagem Manutenção preventiva vai parar estação de esgoto no Rio Vermelho; saiba detalhes
Estação de condicionamento prévio do Lucaia passará por manutenção  |   Bnews - Divulgação
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 03/10/2023, às 06h35


FacebookTwitterWhatsApp

A estação de condicionamento prévio (ECP) do Lucaia, em Salvador, vai parar entre às 18h desta terça-feira (3) e às 6h da quarta (4) para a realização de inspeção em uma tubulação por onde passa o efluente que é bombeado para o emissário submarino do Rio Vermelho e a substituição de equipamentos que estão no final de vida útil.

“Essa é uma parada necessária para garantir que a estação de condicionamento prévio do Lucaia continue condicionando os esgotos coletados, em grande parte de Salvador, e bombeando efluente condicionado para o emissário submarino do Rio Vermelho adequadamente. Escolhemos o horário noturno para a realização do serviço, porque é quando as pessoas produzem menos esgoto. Também providenciamos a aplicação de remediadores biológicos para a neutralização de odor, ao longo do rio Lucaia, e a instalação de redes de retenção de sólidos na foz, no Largo da Mariquita”, explica Wladmir Vieira, superintendente de esgotamento sanitário.

Praias entre o Rio Vermelho e o Farol da Barra

A Embasa já emitiu ofícios informando sobre a parada da ECP do Lucaia ao Inema e à prefeitura de Salvador. O Serviço Social da empresa também deu conhecimento aos pescadores e às comunidades que habitam na faixa de praias entre o Rio Vermelho e o Farol da Barra sobre esse evento. A orientação dada pela empresa, a título de prevenção de risco, é que as pessoas evitem frequentar as praias desta faixa por, pelo menos, 24 horas, tempo suficiente para a dissipação do impacto de acordo com resultados obtidos pelo Laboratório Central da Embasa em paradas anteriores.

A coleta de amostras de água do mar em pontos da faixa de praias entre o Rio Vermelho e o Farol da Barra será feita pelos técnicos do Laboratório Central da Embasa, antes e após a parada da ECP do Lucaia, para monitoramento e envio ao Inema.  

Qual a função da Estação do Lucaia?

A ECP do Lucaia integra o Sistema de Disposição Oceânica (SDO) do Lucaia e cumpre a função de retirar sólidos grossos, fibras e partículas finas de cerca de 70% do esgoto coletado na capital baiana. Do seu funcionamento depende a destinação adequada de efluente pelo emissário submarino do Rio Vermelho, tubulação subaquática com quase 3 km de extensão que dispersa esgoto condicionado a uma profundidade de 27 metros, sem risco de degradação ambiental da flora e fauna marítimos.

O SDO do Rio Vermelho tem licença do Ibama para lançar efluente no oceano e recebe frequentes manutenções preventivas para evitar paradas longas que causem extravasamento nas praias de Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp