Salvador

Moradores de rua em Brotas denunciam lixo espalhado pelo chão

Reprodução/Instagram
Segundo moradores, solução para o problema é tentada há pelo menos 12 anos, porém sem sucesso  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 19/01/2024, às 17h17   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores da Alameda Piatã, no bairro de Brotas, em Salvador, denunciam uma grande quantidade de lixo acumulada pelo chão em um container instalado no local.

Em fotos que circulam pelas redes sociais, é possível ver que a quantidade de lixo é tão grande que transborda o container e se espalha pelo chão. Na denúncia, os moradores dizem ainda que tentam resolver o problema há 12 anos, porém sem sucesso.

"Esse lixo não precisa existir. O caminhão passa na porta dos moradores. Qual o segredo da manutenção desse lixão em área privada?", questiona a postagem.

A reportagem procurou a assessoria de comunicação da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) para pedir esclarecimentos sobre o caso e foi informada que trata-se de um terreno particular sendo o proprietário notificado para cercar o local. "A retirada dos entulhos nas áreas designadas ocorre semanalmente, nas segundas, quartas e sextas-feiras, e a coleta domiciliar é realizada diariamente durante o período diurno. Além disso, três vezes por semana, um caminhão remove materiais inservíveis, volumosos e poda". 

A Limpurb ainda lembrou que, "conforme o Decreto Nº 25.595, é proibido jogar lixo nos logradouros públicos. O decreto dispõe sobre a proibição de lançar, depositar, permitir ou propiciar a deposição de resíduos sólidos, bens inservíveis, resíduos da construção civil e resíduos de poda em terrenos baldios, logradouros públicos, rios, lagos, lagoas, riachos, canais, córregos ou às suas margens, ou ainda em qualquer outro local não permitido pelo poder público. A Limpurb ressalta a importância do apoio da população para manter a cidade limpa".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp