Salvador

'Nenhuma outra cidade tem conseguido renovar a frota de ônibus como Salvador', afirma Fabrizzio Muller

Arquivo / |BNews
Secretário de Mobilidade (Semob) de Salvador se manifestou sobre as críticas feitas ao sistema de transporte público na capital baiana  |   Bnews - Divulgação Arquivo / |BNews

Publicado em 25/07/2023, às 15h41   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Mobilidade (Semob) de Salvador, Fabrizzio Muller, se manifestou por meio de nota enviada ao BNews sobre o comentário do apresentador José Eduardo a respeito do transporte público na capital baiana.

Na manhã desta terça-feira (25), o comunicador baiano criticou a qualidade do serviço disponibilizado para a população. Segundo o secretário, a capital baiana está modernizando o sistema do transporte público que já conta com cerca de 40% da sua frota equipada com ar-condicionado. À reportagem , o Muller destacou que nenhuma outra cidade do Brasil tem conseguido renovar a frota como Salvador.

“Todas as medidas tomadas pela Prefeitura visam agilizar e adiantar a vida do passageiro. Nenhuma outra cidade do Brasil tem uma integração como a nossa, em que o usuário paga apenas uma tarifa para usar os três modais (ônibus, BRT e Metrô). Inclusive, o município sempre fez um grande esforço em prol da integração, por entender que ela é boa para o cidadão. Hoje, 61% da tarifa do transporte fica para o metrô, enquanto apenas 39% ficam para os ônibus ou para o BRT, que têm uma operação mais cara e complexa”, destacou.

O titular da Semob justificou que o transporte público enfrenta dificuldades em todo o país e citou a greve dos rodoviários da Região Metropolitana de Salvador. A categoria entrou em greve por causa do descumprimento de um acordo trabalhista por parte da gestão estadual, que não pagou as rescisões de 530 trabalhadores dispensados por empresas que encerraram as atividades durante a pandemia. Inclusive, o secretário destacou que parte dos ônibus que deixaram de rodar em Salvador devido à renovação da frota foram incorporados pelas empresas que operam o sistema metropolitano. 

Segundo Muller, as afirmações de que o sistema de transporte público de Salvador é “obsoleto” e que é o “pior do país”, como dito pelo apresentador José Eduardo, não são corretas e nem justas. “Nós entendemos todas as críticas e trabalhamos sempre para evoluir, mas essas afirmações não são corretas. Salvador conta hoje com cerca de 550 ônibus com ar-condicionado. Isso já representa 40% da frota. Na semana passada, inclusive, entregamos mais 20 veículos climatizados, todos direcionados para o bairro de Periperi, no Subúrbio. Nenhuma outra cidade do Brasil tem conseguido renovar a frota como estamos fazendo”, salientou.

“Nós estamos modernizando como nunca o sistema de transporte. Além da renovação constante da frota com ônibus climatizados, temos também os ônibus elétricos que estão operando no BRT. Além disso, os 20 novos ônibus que entregamos possuem motor Euro 6, com tecnologia que diminui a emissão de poluentes, ruídos e tem menor consumo de combustível. Todos os ônibus adquiridos a partir de agora terão esse padrão. Isso mostra o nosso esforço em qualificar cada vez mais o serviço para as pessoas”, complementou. 

Ele ainda ressaltou que Salvador terá o maior eletroterminal público de recarga de ônibus elétricos do Brasil, na região do Iguatemi. Além disso, um segundo terminal está sendo projetado na região do Vale dos Barris. “Nós sabemos que ainda há desafios, mas estamos realizando um trabalho para qualificar o transporte público para as pessoas, para reduzir o tempo de deslocamento e o tempo de espera nos pontos, tornando o sistema mais eficiente”, frisou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp