Salvador

Novo herói: conheça o Batman que invadiu Salvador e realiza ações sociais pelo Brasil

Filipe Ribeiro/BNews
'Batman pelo Mundo' é projeto de brasileiro que tem objetivo de levar alegria mundo afora  |   Bnews - Divulgação Filipe Ribeiro/BNews

Publicado em 11/04/2023, às 05h33   Filipe Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Combatendo o mal pelos becos escuros de Gotham City desde 1939, o Batman arrebata fãs por toda parte do mundo. O investigador discreto e Cavaleiro das Trevas nos momentos de pura ação acompanhou gerações por mais de quatro décadas. Porém, o que ninguém imaginava é que ele ganharia “vida” nas ruas, bares e praias, sim, praias de Salvador.

Há cerca de um mês um Batman chegou à capital baiana, atraindo olhares curiosos, aparições inusitadas e um bom coração que não tem nada de sombrio. Seguindo à risca a personalidade do herói, o Homem Morcego da vida real não revela seu nome ou rosto, com um propósito bem definido: “Mostrar as ações, manter esse ar de mistério e não atribuir os feitos à mim, e sim ao personagem”.

Mas antes de contar como ele chegou até Salvador, vale uma volta ao tempo para conhecer o pequeno “Bruce Wayne”, que não tem um pai chamado Thomas Wayne, mas sim o herói de sua vida, o senhor Ricardo Scaranto.

Ricardo foi um apaixonado por todos os produtos Batman, desde action figures (figuras de ação), a filmes e também o Batmóvel, que o fez transformar seu próprio carro numa versão parecida com o veículo do herói, o que chamava a atenção de toda a cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, onde nasceu.

“Na minha infância toda me lembro que era esse carro, era um Fiesta. Até pouco tempo eu achava que isso não tinha relevância para minha escolha de personagem, mas hoje vejo que sim, hoje sei porque sou apaixonado por tudo isso. Em certo tempo ele começou a se desapegar desse mundo, e isso acabou passando para mim”, descreve.

Apesar de uma paixão passada de pai para filho, o Batman não era tão conectado ao universo das fantasias heroicas, mas foi arrebatado de vez com o lançamento do filme “Batman Begins”, em 2005, quando tinha 11 anos.

Arquivo Pessoal

O longa estrelado pelo ator Christian Bale, o fez se identificar com o personagem, com todos os seus dilemas e objetivos. Foi perpetuando essa paixão, que ao longo do início da sua vida adulta, o artista percebeu que sua vida não estava destinada a seguir os padrões, cumprindo horas de trabalho, batendo metas ou sentando em cadeiras de escritórios.

De ajudante de pedreiro a coordenador em uma empresa de legendas para séries e filmes, em 2022, o artista inquieto queria mais. Desgastado com uma demissão desta última empresa e sentindo uma tristeza que o devastava, o Batman resolveu ressurgir. Após uma formação no curso de Ciências da mente humana, e a compra de uma capa e uma máscara pela internet, ele começou a conversar com pessoas pela internet e a fazer a alegria da criançada pelas ruas.

Havia um propósito maior, e por trás do projeto @Batman pelo Mundo a vontade de ser feliz, viajar o mundo e levar o bem para o próximo gritou ao seu coração.

“Isso não me faz fraco, me faz diferente. Eu queria essa vida, viajar, conhecer coisas novas e levando o lema de: ‘daqui a pouco não vamos estar aqui’. Meu maior medo era acabar morrendo no mesmo lugar sem conhecer nada novo. O projeto Batman pelo Mundo veio para eu ter essa oportunidade. Desde o começo, quando era só uma capa e uma máscara, eu via o carinho das pessoas, o carinho das crianças, e eu achava isso o máximo”, relata.

Primeira parada: Salvador

Percebendo o potencial do personagem, o artista resolveu elaborar o simples traje, e, ao longo dos meses estudou, desenhou e encomendou um traje realista, com detalhes em borracha, couro, malha e espuma, pesando ao total cerca de 10 kg. Com o incentivo e ajuda da irmã Julia e a namorada Vitória, o Batman nasceu pra valer. Angariando fundos com fãs e doadores do projeto, ele resolveu partir para sua primeira missão no que será a volta ao mundo: Salvador.

O Batman chegou à capital baiana cheio de gingado e logo foi abraçado pelo soteropolitano. “Elas já tinham falado que aqui tinha uma energia muito boa e vimos isso logo de cara. O jeito da galera conversar, se entusiasmar pelo personagem, isso foi legal demais. Salvador está abrindo diversas oportunidades, e cada dia que passa aprendemos uma linguagem para nos comunicar, pedir apoio e poder levar isso para o Nordeste todo”.

Filipe Ribeiro/BNews

E foi atraindo as atenções por onde passa, fazendo suas aparições no Show Bar, no Rio Vermelho, aos fins de semana, e conquistando fãs pelos pontos turísticos da cidade que o Batman chamou atenção de um grupo de advocacia, que o convidou para ser o herói de cerca de 500 crianças no município de Pé de Serra, a 220 km de Salvador.

O primeiro objetivo do Batman cumprido nesse tour, que visa rodar Nordeste, Brasil, o continente americano e muito mais, aconteceu neste domingo (9) de Páscoa, distribuindo ovos de chocolates, no Instituto Falcão Rios, a centenas de crianças em situação de vulnerabilidade social.

“Para mim é um pouco novo esse contato. As crianças acreditam realmente que é o Batman. O carinho delas é algo que não esperava, é inacreditável. Tem umas que me abraçam e não querem soltar, tem outras que se emocionam".

Para as crianças que estão em algum tipo de vulnerabilidade é algo a mais para mim, de saber que eu posso levar um pouco de importância daquele momento para ela. As crianças se sentem importantes”, revela o artista.

Batmóvel e Representatividade

Ainda na busca de construir um legado com o personagem, um dos objetivos do Batman é construir um Motorhome personalizado como Batmóvel e rodar o Brasil realizando ações e projetos sociais a partir de fundos de doações e parcerias ao longo do projeto.

E além de boas ações, o projeto também visa conscientizar sobre a diversidade. Ao lado da namorada Vitória, o artista percebe a necessidade e o desejo de construir um traje para ela, recriando a Batgirl. Ponto para encantar e incentivar meninas a descobrirem que elas também podem ser as heroínas e protagonistas de suas histórias.

“Estamos no comecinho ainda, mas já tem muita gente ajudando e acreditando na nossa caminhada. O Batman pelo Mundo é o que está abrindo portas e nos possibilitando a seguir nosso sonho. Meu objetivo nos próximos anos é fazer o bem para muita gente. Tenho esse propósito de vida e quero ser lembrado por isso”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp