Salvador

Novo posto de atendimento do Procon-BA é inaugurado nesta terça-feira (7)

Divulgação/Procon-BA
Posto localizado na Sede Central do Procon-BA, em Salvador, foi reformado e requalificado  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Procon-BA
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

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Publicado em 07/11/2023, às 06h00


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A partir desta terça-feira (7) consumidores de toda a Bahia poderão contar com os serviços oferecidos pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) através do seu mais novo posto de atendimento, localizado na sede central do órgão, na Rua Carlos Gomes, Centro da capital baiana. A unidade, recém reformada e requalificada, deverá realizar cerca de 1.500 atendimentos por mês.

A reabertura do posto de atendimento, que já pertencia ao Procon-BA, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), foi possível em razão de uma parceria com a Secretaria de Administração da Bahia (Saeb), através da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC).

De acordo com o Procon-BA, o novo posto de atendimento conta com uma estrutura mais moderna, acessível, além de colaboradores qualificados, e deve garantir a melhoria dos serviços prestados ao público consumidor, com base no conhecimento e tecnologia do modelo de atendimento “Aqui tem SAC”.

Atendimento

Os atendimentos do novo posto do Procon-BA serão realizados de forma presencial, com orientações e registros de reclamações individuais, através das ferramentas de atendimento e sistema ProConsumidor. Desta forma, por meio de tratativas entre consumidor e fornecedor, a superintendência irá intermediar e buscar uma solução para o problema apresentado pelo consumidor, e as empresas poderão visualizar e responder as demandas dos clientes através de um único cadastro no sistema de atendimento.

Para recorrer aos atendimentos da unidade é necessário realizar agendamento prévio, através da plataforma digital www.ba.gov.br ou pelo aplicativo ba.gov.br no turno da manhã e demanda espontânea à tarde. O posto de atendimento funcionará de segunda a sexta, das 8h às 13h.

Serviços

Entre os serviços disponíveis no posto de atendimento do Procon-BA estão as consultas, para a orientação sobre dúvidas relacionadas a relações de consumo não especifica, encaminhamentos e orientações nas situações em que não envolvam relação de consumo, encaminhando o consumidor ao Órgão competente a exemplo de questões de natureza previdenciárias, trabalhistas, etc.

Na unidade, os consumidores também poderão contar com o serviço de reclamação, para registro de procedimentos referentes à relação de consumo firmada entre consumidor e fornecedor de produtos e serviços, que utiliza de tratativas como telefone, quando o atendente entra em contato com o fornecedor e busca intermediar de imediato uma solução para o problema apresentado; e carta, quando o atendente envia uma correspondência ao fornecedor, através do sistema de atendimento ProConsumidor, concedendo a este o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta de acordo e resolução da reclamação do consumidor por meio do próprio sistema.

Em entrevista ao BNews, o superintendente do Procon-BA, Tiago Venâncio, falou sobre como o posto de atendimento deve auxiliar a população. "É de suma importância o funcionamento de uma grande estrutura como é o nosso posto de atendimento na sede do Procon central. O posto irá disponibilizar e oferecer à população e aos consumidores um suporte estruturante com atendimento qualificado para que as reclamações dos consumidores sejam registradas e encaminhadas”, informou.

Segundo Venâncio, ainda na unidade, além de ter a oportunidade de fazer o registro das suas reclamações e encaminhar alguma denúncia, os consumidores terão acesso à renegociação de dívidas. “É muito importante, principalmente para a população mais vulnerável”, destacou.

“Temos a certeza que iremos continuar ampliando esse serviço, levando o atendimento e o serviço do Procon não só na capital, mas também em todo o estado. Em breve, estaremos também inaugurando e entregando outros postos de atendimento, principalmente no interior do estado”, completou o superintendente.

Classificação Indicativa: Livre

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