Salvador

Sistema Ferry-Boat prepara esquema especial para o feriadão; confira

Vagner Souza/BNews
Os horários extras serão disponibilizados de acordo com a demanda e a disponibilidade das embarcações  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 31/10/2023, às 15h35   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Durante o período do feriado de Finados, a Internacional Travessias Salvador (ITS), responsável pelo Sistema Ferry-Boat, elaborou um plano especial que abrange os dias 1º a 7 de novembro. Esse plano inclui a realização de viagens extras para atender à demanda dos passageiros.

O horário regular de funcionamento é das 5h às 23h30 de segunda a sábado, e das 6h às 23h30 nos domingos e feriados, com saídas a cada hora. Os horários extras serão disponibilizados de acordo com a demanda e a disponibilidade das embarcações.

Para esse período, estão programadas cinco embarcações para realizar as travessias entre os terminais São Joaquim e Bom Despacho: Zumbi dos Palmares, Dorival Caimmy, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Pinheiro.

A empresa prevê um aumento de 5% na demanda em comparação com o movimento registrado no mesmo feriado do ano anterior, quando aproximadamente 83.380 pessoas e 12.339 veículos transitaram pelos terminais. Para garantir o bom funcionamento, há reforço de equipes em todos os setores, com pessoal extra de plantão em todos os turnos. 

Acompanhe o fluxo nos terminais
A movimentação nos dois terminais, São Joaquim ou Bom Despacho, pode ser acompanhada através do canal Filômetro: internacionaltravessias.com.br/filometro, por meio do qual é possível consultar o melhor momento para se dirigir até estes locais, contribuindo para um menor tempo de espera na fila.

Paineis digitais dispostos nos terminais informam a capacidade de atendimento do ferry, horário de saída e tempo médio de espera. Os passageiros poderão acessar a internet nestes espaços através do serviço Wi-Fi gratuito. Basta habilitar o wi-fi no celular, clicar na rede WIFI-FERRY, fazer o cadastro e conectar.

Veículos pesados
Permanecem suspensas as travessias de veículos pesados, conforme orientação da agência reguladora. No sentido terminal São Joaquim para Bom Despacho, a suspensão de embarque de caminhões é das 5h da quarta-feira, véspera do feriado, até as 15h do dia seguinte. No sentido contrário, a suspensão é válida das 5h de domingo até as 15h de segunda-feira. Veículos pesados transportando alimentos e também pacientes em tratamento médico fora do domicílio, poderão embarcar normalmente no período de restrição.

Agendamento
O sistema Ferry-Boat conta com opção de agendamento para veículos de passeio por meio do serviço Hora Marcada. A disponibilidade de vagas por data e horário, além da aquisição das passagens, são verificados através do site internacionaltravessias.com.br.

Outra opção é o SAC Digital (sacdigital.ba.gov.br). Diferente do serviço de Hora Marcada, nesta modalidade de agendamento não é necessário efetuar o pagamento antecipado e não há taxa de serviço. Para ambos os casos, como se trata de período de grande fluxo nas imediações do local, é importante prever a chegada nos terminais com antecedência.

Ferrycard
O serviço de recarga do cartão Ferrycard estará disponível em guichê específico. Para o caso de troca ou entrega de cartões, o horário de funcionamento deste setor é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h, e das 13h30h às 17h, e não funciona aos sábados, domingos e feriados.

Apoio
A operação especial deste feriado nacional conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Transalvador, Secretaria Municipal de Transporte de Itaparica, equipe da Salvar do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Juizado de Menores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp