Salvador

Pais contestam valor de material didático cobrado por colégio particular de Salvador

Reprodução/Google Street View
Os pais apontam que o valor cobrado está acima do praticado pelo mercado  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Street View
Pedro Moraes

por Pedro Moraes

[email protected]

Publicado em 09/12/2022, às 16h07 - Atualizado em 10/12/2022, às 12h27


FacebookTwitterWhatsApp

Não é novidade para ninguém que as mensalidades de várias escolas particulares de Salvador têm altos valores. Porém, em uma unidade de ensino de educação de Salvador, pais e responsáveis estão insatisfeitos com o valor cobrado pelo material didático de seus filhos. Trata-se do Colégio São Paulo (CSP), situado na Rua Luís Portela da Silva, no bairro Itaigara, em Salvador. 

Uma denúncia enviada ao BNews relata que o investimento em livros escolares, do material Poliedro, que custava em torno de R$ 1.000, alcançou a marca de R$ 3.700. Além disso, o denunciante conta que os pais tentaram entrar em um consenso com a direção da escola, porém, após algumas reuniões realizadas, os diretores da unidade apenas afirmaram que este é o melhor material disponível no mercado.

“A situação é ainda mais grave em razão da imposição do material, que custa uma fortuna e não pode ser reaproveitado de um ano para o outro. Eles alegam que existem atualizações todos os anos. Isso não existe. Não tem como eles mudarem a Matemática, Física, Química, etc. todo ano. Nem mesmo a forma de abordagem é possível mudar todos os anos. Essa foi uma forma que eles encontraram de lucrar ainda mais. Alguns pais irão tirar os filhos da escola em razão dessas atitudes desleais da escola”, relata o denunciante.

Por meio de uma carta enviada ao Ministério Público Estadual (MPE) na última segunda-feira (5), os pais desejam alternativas no valor cobrado pelo material didático e reajuste da mensalidade acima do dobro da previsão da inflação deste ano.

“Sem justificativa aceitável, o Grupo Inspira, que adquiriu os Colégios São Paulo e Anchieta, estabeleceu um aumento na mensalidade de mais de 13%, muito superior ao da inflação. Além disso, o grupo descumpriu o que estabelece a Lei nº 9.870/99, no sentido de que os aumentos precisam ser justificados. A lei também determina que a escola não pode vincular a mensalidade ao material didático. E o grupo agora está fazendo essa vinculação de forma disfarçada, exigindo a compra do material com eles, a preços inclusive muito superiores aos do mercado”, acrescenta.

O Colégio São Paulo comunicou, por meio de nota oficial, que o material didático adotado "é cuidadosamente validado pela equipe acadêmica, garantindo a máxima qualidade de ensino aos alunos".

A instituição afirmou que a "compra das coleções didáticas não é obrigatória e pode ser realizada em outros pontos, inclusive, diretamente com o fornecedor".

Confira a nota na íntegra:

“O material didático adotado pelo Colégio São Paulo é cuidadosamente validado pela equipe acadêmica, garantindo a máxima qualidade de ensino aos alunos. A escolha das coleções segue o posicionamento estratégico que o Colégio São Paulo já vinha implementando nos últimos anos, como a adoção do projeto bilíngue de Cambridge, por exemplo. Reforçamos que a compra das coleções didáticas não é obrigatória e pode ser realizada em outros pontos, inclusive, diretamente com o fornecedor. Mas, temos a obrigação ética de esclarecer às famílias que os livros são fundamentais para que os alunos acompanhem as aulas de forma satisfatória. Sensível ao orçamento das famílias, a direção do Colégio São Paulo está realizando atendimentos acolhendo as demandas trazidas em relação a valores. Estamos de portas abertas e parceiros como sempre fizemos ao longo dos nossos 45 anos, sem abrir mão da evolução do ensino.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp