Salvador
Um grupo de pais de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) realiza na manhã desta quarta-feira (13) uma manifestação na porta da sede da Unimed em Salvador, localizada na Avenida Tancredo Neves. Eles alegam que o plano de saúde está descumprindo liminares obtidas na justiça além de deixar as crianças sem tratamento.
Uma das lideranças do movimento, Márcia Thaís, relata que cerca de 200 famílias estão sendo impactadas pela condução da Unimed. Uma das principais reclamações é sobre um sistema que recebe a nomenclatura do plano de ‘navegação’. Segundo a denúncia, o sistema tem tirado crianças de seus tratamentos e deixando elas em uma fila de espera.
“Eu venho fazendo há dois anos o tratamento correto de meu filho na clínica. A Unimed manda o e-mail dizendo que daqui a 30 dias a criança será navegada para outra clínica da rede credenciada. A rede não tem esses profissionais, principalmente terapia ocupacional com integração sensorial, deixando até crianças em lista de espera”, relata Márcia.
O filho de Liliane tem oito meses sem terapia: “Fazia há cinco anos o tratamento, para botar numa rede credenciada, ela ingressou com outra ação, pedindo para se manter na clínica, ganhou a liminar, só que tem oito meses que a Unimed não cumpre” conta.
O grupo destaca que as crianças passaram a ser assistidas após ação judicial, onde as clínicas que os atendimentos aconteciam foram unidades indicadas no processo. “A mãe mora em Pernambués, eles estão mandando para Lauro de Freitas, são práticas assim absurdas”, lembra Márcia.
Pais de Feira de Santana também tem sofrido com o mesmo problema, no município são cerca de 32 famílias afetadas. Jackeline Silva é mãe e cita as normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS): “Para o tratamento ser transferido, a clínica nova deve ser igual ou superior à qualidade. Além disso, crianças com transtornos globais de desenvolvimento não podem ter tratamento interrompido”, disse ao Bnews.
Em nota, a Unimed Nacional disse ao Bnews que está direcionando os atendimentos de beneficiários com Transtorno do Espectro Autista para clínicas especializadas em sua rede credenciada. Segundo o plano, há uma preocupação do setor com certas clínicas que estabelecem abuso na carga horária aos beneficiários prejudicando o desenvolvimento da criança e onerando o sistema de saúde.
Confira a nota completa:
A Unimed Nacional está direcionando os atendimentos de beneficiários com Transtorno do Espectro Autista para clínicas especializadas em sua rede credenciada, preservando a qualidade no atendimento individualizado.
Atualmente há uma preocupação do setor com certas clínicas que estabelecem uma prática de abuso na carga horária imposta aos beneficiários prejudicando o desenvolvimento da criança e onerando o sistema de saúde.
As unidades referenciadas são avaliadas rigorosamente e durante a transição, as famílias recebem suporte contínuo, com esclarecimento de dúvidas e visitas às clínicas, o que já gerou alta satisfação àquelas que aceitaram a movimentação.
A Unimed Nacional reafirma seu compromisso com a qualidade do cuidado e o respeito aos beneficiários, mantendo canais de comunicação abertos para avaliar as particularidades de cada caso e garantir uma assistência adequada.
Classificação Indicativa: Livre
Baita desconto
Cozinha Saudável
Bom e Barato
famoso copo
Cinema em casa