Salvador
Publicado em 17/03/2025, às 07h38 - Atualizado às 14h00 Maurício Viana
Um acidente envolvendo patinetes elétricos foi registrado nas proximidades do Morro do Cristo, no Farol da Barra, em Salvador. As imagens foram divulgadas na noite do último domingo (16). Na ocorrência, quatro veículos de lazer estavam caídos na ciclovia com duas pessoas no chão. Uma delas, uma mulher, levanta mancando e um pouco desorientada enquanto outras pessoas tentam ajudá-la.
Os patinetes elétricos adentraram a dinâmica dos soteropolitanos há poucos meses. Mas, desde o início de seu uso na capital baiana, o veículo se tornou alvo de polêmicas e críticas, por não haver uma orientação à população de como utilizá-los com segurança, provocando acidentes.
Em fevereiro, a reportagem do BNews flagrou crianças pilotando o patinete sozinhas, colisões e obstrução da passagem dos pedestres. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), foi procurada na ocasião e se manifestou por meio de nota. Em síntese, a secretaria orienta que "a utilização do patinete por mais de uma pessoa, assim como menores de 18 anos, não é recomendada".
A secretaria também ressalta que "após a aprovação do novo regulamento, ficarão definidas as regras que deverão ser seguidas pelos usuários, assim como a pasta responsável pela fiscalização".
Nos comentários nas redes sociais, os internautas se manifestaram contra o uso do veículo na cidade, afirmando que "Isso virou uma praga... O povo se arriscando... Não tem orientação como utilizar o mecanismo". Outro seguidor ressalta que "As dores de cabeça do meu pedal são essas almas aí", ressaltando que o uso do espaço da ciclovia para os patinetes, impede que os ciclistas trafeguem livremente na área.
Ver essa foto no Instagram
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!
Procurada pelo BNews, a Semob disse manter um grupo de trabalho que avalia diariamente o período de autorização provisória do serviço de patinetes elétricos em Salvador. "As informações sobre o uso correto dos equipamentos são disponibilizadas no aplicativo, através de vídeos explicativos. A empresa JET mantém equipes de fiscalização em todo o trecho de operação dos patinetes elétricos para orientar e coibir práticas irregulares", declarou a pasta.
Além disso, a secretaria declarou que são realizadas aulas gratuitas de direção em patinetes elétricos semanais no Jardim dos Namorados, das 10h às 16h, sem a necessidade de inscrição prévia, para orientar qualquer pessoas acima de 18 anos que tenha o desejo de utilizar o equipamento.
"A utilização dos patinetes segue a resolução 996/2023 do CONTRAN e os usuários tem acesso a um seguro para incidentes", pontuou a Semob.
Classificação Indicativa: Livre
Lançamento com desconto
cinema em casa
som poderoso
Imperdível
Smartwatch barato